Recebi um post da amiga Jaci de Mori: “Dentro de você há duas teclas importantes: delete e arquive. Use-as com sabedoria.”
Quem se esforçou para fazer uma bela faxina nas gavetas e armários em casa ou no local de trabalho sabe como é sentir satisfação ao final do trabalho. Parece que um abençoado alívio toma conta da gente e nos deixa mais leves, mais reanimados… Nessas ocasiões, quase sempre uma amontoado de lixo nos surpreende e pensamos como pudemos acumular tanta inutilidade no decorrer do tempo… A impressão que temos é de que a partir daí tudo se reorganiza e as coisas vão caminhar melhor.
Claro que nem tudo é descartável e sempre há o cuidado de separar o importante, o necessário ou mesmo imprescindível: material para ser selecionado, arquivado e guardado – preciosidades a serem consultadas futuramente.
Mas também há muito o que arrumar em outras áreas…
Pelo tumulto causado por tantas propagandas, discursos, discussões e desavenças, nossa mente também parece ficar lotada, com bastante lixo acumulado. E isso causa estresse e cansaço desgastante. Sem querer, deparamos com publicações incríveis, distorcidas e falsas, que continuam sendo compartilhadas sem critério nenhum… Como seres pensantes, precisamos conferir se são verdadeiras ou falsas, antes de sair encaminhando a torto e a direito. No meu caso, quase sempre farejo fake news e as deleto imediatamente.
Por que não lembrar a recomendação do apóstolo Paulo aos filipenses? “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”
Se fizermos isso, teremos muito a arquivar e ainda muito mais a deletar.
Que Deus nos ajude a usar com sabedoria essas duas teclas, mesmo porque o versículo continua, com uma promessa “… e o Deus de paz será convosco.”
Haverá algo mais importante que a paz do Senhor habitando em nós?