Cotidiano

Sentir-se em casa

Written by Zeneide

Coisa boa sentir-se em casa! Não importam a arquitetura, o tamanho, a localização, o mobiliário… nada disso! O que vale é a sensação de conforto, de abrigo, de segurança e de privacidade que se tem quando se entra e fecha a porta. Pronto! Estamos no melhor lugar do mundo. Barulhos inquietantes, vozes estranhas ficaram lá fora. Aqui dentro reina o silêncio, perturbador às vezes, mas necessário – descanso depois de tantos ruídos externos.

Nas longas viagens, ou mesmo nas mais curtas, desfrutamos o prazer das descobertas e do conhecimento que se amplia. Pessoas, linguagens, culturas, costumes, pratos exóticos, lugares, paisagens nos envolvem e invadem nossa imaginação, fazendo tudo parecer um sonho incrível.

Porém, quando a magia se desfaz, a carruagem vira abóbora e a realidade grita exigindo o retorno, quase sempre o desgosto se mescla à boa sensação de volta ao doce lar. Ah, esses chinelos velhos tão macios… E essa camiseta surrada, então! Tudo de bom esticar as pernas no sofá grandão, depois de um café de verdade, fumegante! Sentir-se em casa – como é bom!

Ter um cantinho, um lugar de aconchego, para mim, é motivo de muita gratidão. Quando vejo reportagens sobre terremotos, enchentes e outras tragédias, só penso no desespero dos que perderam sua casa, quando não pessoas da família. Da mesma forma, não consigo me conformar com a situação dos que moram na rua.

Mas também há os que se perdem de si mesmos, não necessariamente sem teto, mas alienados pelos mais diferentes motivos.

Quando passamos por situações estressantes, vivendo dias tumultuados por perturbações de espírito, assaltados pela ansiedade, sentimos esse distanciamento de nós mesmos. São momentos de fragilidade causados por enfermidades, problemas financeiros ou de relacionamento, que conseguem nos tirar do eixo. Se conseguimos superar tudo isso, especialmente quando ancorados pela esperança e fortalecidos pela fé, então conseguimos ter a mesma sensação de quem volta ao lar.

E nada se compara à delícia que é a paz no coração. O mesmo que sentir-se em casa novamente.

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

1 Comment

  • Zeneide querida, voce deve ser excelente companhia. Gostaria de ser sua vizinha e poder conversar por sobre a cerca, que na sua casa deve ser linda, cheia de flores … Hum…como estou romântica hoje! Mas é isso mesmo que eu queria. Abraços amiga e que Deus continue abençoando você e seus queridos.