Cotidiano Esperança

O grande cuidador

Written by Zeneide

Como estão complicados os tempos que atravessamos!  As conversas parecem só girar em torno de doenças, sintomas, testes, internações, expectativas, esperanças. Isso quando a perda de familiares não é o assunto  principal…

Na Bíblia aberta, dois versículos pareciam se destacar diante dos meus olhos, como se as letras engordassem e começassem a crescer, suplicando para serem lidas.

Foi o que fiz. Li: “Desde que vocês nasceram, eu os tenho carregado, sempre cuidei de vocês. E quando ficarem velhos, eu serei o mesmo Deus; cuidarei de vocês quando tiverem cabelos brancos. Eu os criei e os carregarei; eu os ajudarei e salvarei.” (Isaías 46: 3b-4)

Hoje, muitos pais estão assumindo seu papel. Acompanham a gravidez da esposa, o parto e os cuidados com o recém-nascido. Também é comum ver alguns deles cuidando das tarefas domésticas e participando efetivamente do trabalho educativo que começa no lar. Mas, isso não acontecia antigamente. Essa tarefa era das mães e das avós que se desdobravam ou mesmo tresdobravam para dar conta de tantas obrigações.

No texto que destaquei acima, vemos a afirmação de que Deus, como Pai bondoso, nos carrega e cuida de nós desde o nascimento. E ainda mais: promete ser o mesmo Deus amoroso que cuidará de nós quando ficarmos velhos. Interessante a expressão “quando tiverem cabelos brancos” – sinal de velhice. Essa é uma promessa abrangente e creio, de verdade, que inclui cabelos de qualquer tipo ou cor que escolhermos usar. Melhor ainda, engloba os que ficaram sem cabelos, por causa genética ou por efeito da quimioterapia.

Maravilhoso saber que, seja qual for a nossa condição ou a situação que estivermos vivendo, podemos descansar nossa alma na esperança de que o Pai, assim como nos criou, nos carregou, também irá nos ajudar e nos salvar. Afinal, nosso Deus  não muda e é o cuidador por excelência.

Aflito e triste coração,
Deus cuidará de ti
Por ti opera a sua mão,
Que cuidará de ti.

Deus cuidará de ti,
Em cada dia proverá;
Sim, cuidará de ti,
Deus cuidará de ti.

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.