Cotidiano Esperança

Solidão

silhouette-person-evening
Written by Zeneide

 

“Solidão é uma ilha com saudade de barco” ( Adriana Falcão)

“Tinha tanto medo da solidão que nem espantava as moscas.” (Mia Couto)

Muitos idosos, vivendo em família numerosa, sentem-se alienados, num mundo que não entendem. Mesmo quando ouvem bem, a língua lhes é estranha. Tecnologia demais para quem viveu numa outra realidade! Como não se sentir só, esquecido, inútil?

Há a solidão da criança cujos pais são tão envolvidos pelos compromissos profissionais ou sociais, que se refugiam no mundo virtual. Outras fogem da companhia de pais opressores…

Jovem sente solidão?  Muitos pesquisam e aprendem sozinhos, pois têm acesso a um número incalculável de informações, mas sem o calor humano, sem a troca, sem ninguém para compartilhar o prazer da descoberta. Outros vivem suas inquietações, seus medos, seus sonhos sem relacionamento algum na própria família.

E a solidão dos casais, antes tão necessitados da companhia um do outro, mas que agora, mesmo juntos no mesmo ambiente, se isolam, sem tempo ou, talvez, vontade de fazer confidências ou planos? Preferem “deixar rolar”.

Sem falar nos que sofrem bulling, nos discriminados, nos encarcerados, nos rejeitados, nos maltratados ou perseguidos…

“Mas, eu gosto da solidão!”– dirão alguns. De fato, é bom estar só. Eventualmente necessitamos desse isolamento, desse encontro com nós mesmos. Saudável até. Porém seria uma solidão momentânea, pontual. Fomos feitos para o relacionamento, para a convivência, tão difícil, às vezes.“Não é bom que o homem esteja só” – disse o Senhor ao lhe providenciar companhia.

Que Deus nos abençoe como seres sociais, que nos dê sabedoria para respeitar o sentir e o pensar alheios. Que “Noite de Paz” não seja apenas uma canção que emociona no Natal, mas que em todos os dias de 2016 possamos desfrutar a verdadeira paz, aquela que”excede todo o entendimento”.

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

2 Comments

  • Linda mensagem Ze. Feliz Natal e Feliz Ano Novo, que possamos estar sempre unidos como Irmãos em Cristo, que 2014 , venha cheio de alegria e que Jesus seja nossa companhia diária , pois com Jesus não sentimos solidão, Deus os abençôe, abs. e bjs.

Leave a Comment