Cotidiano

Não fale pra ninguém!

Written by Zeneide

Com certeza você já disse ou ouviu “não fale pra ninguém!”

Creio que existiram pessoas confiáveis, que morreram sem revelar segredos ouvidos há muito tempo. Assim como existem os que prometem, mas não conseguem se calar, como também os que fazem esse pedido e eles próprios revelam o tal segredo…

Quantos assuntos foram enterrados em sigilo total, absoluto, sem serem jamais compartilhados nem sequer em oração!

Se tivermos bom senso, certas coisas não devem ser comentadas, mesmo que não nos peçam. Bom seria usar aquelas famosas “ três peneiras”, atribuídas ao filósofo Sócrates:

– É verdade?

– É bom?

– É útil?

Sim, se o que se vai contar não passar por esses três filtros, é melhor nem abrir a boca.

Assim, males sem conta seriam evitados!

Entretanto, tenho a impressão de que as raras pessoas que são boas para ouvir  têm dificuldade em compartilhar seus próprios sentimentos íntimos. Talvez por excesso de introspecção ou por falta de confiança no ouvinte.

Essa reflexão me ocorreu depois de ler a frase num post:

Eu desejo que você se cure daquilo que não fala pra ninguém.

Realmente existem dores tão profundas e tão agudas, difíceis demais para serem expressas em palavras. Feridas antigas se desenvolvem e criam raízes que prejudicam ou até impossibilitam uma vida emocionalmente saudável.

Quanta gente de aparência carrancuda ou mal humorada sofre por carregar pesos inimagináveis de culpa, ressentimento ou amargura! Trata-se daquele sofrer calado, dolorido, com a certeza de que ninguém vai compreender e muito menos se compadecer!

E o convite de Jesus continua ressoando através dos séculos: “Venham a mim todos os que estão sobrecarregados e eu os aliviarei…”

Sim, Ele sabe e pode nos curar daquilo que não falamos pra ninguém! Nele a gente pode confiar!

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.