Esperança Lições

Pai Natal

Written by Zeneide

Muito cedo descobri  a verdade sobre Papai Noel: ganhei um par de sapatos com dois pés esquerdos (ou direitos, não me lembro). Quando meu pai disse para a mamãe trocar na loja do Sr. Fuad, logo soube quem tinha comprado.

Mentira? Ilusão? Incentivo ao mundo dos sonhos, da magia? Respeito as opiniões. Só acho injusto vincular a visita do Papai Noel ao bom comportamento e/ou às boas notas. Quando uma criança se comporta como um anjo, aplica-se aos estudos o ano todo e nada ganha no Natal, já deixa de ser apenas injustiça, para se tornar crueldade.

Em Portugal, Papai Noel é chamado de Pai Natal.  Li numa revista de lá, o artigo de uma apresentadora de TV, em que comenta a carta do Pai Natal a uma criança. Nela, ele explica por que só trouxe um presente da lista de pedidos: outras crianças necessitavam muito mais daquelas coisas. Por exemplo, a bicicleta iria para um menino da África do Sul, que precisava dela para ir à aldeia vizinha comprar pão.

Com a crise econômica por que passam vários países, não apenas Portugal, acho muito oportuno mesmo que se ensine solidariedade aos pequenos.  Afinal, Natal é a festa do amor, da doação personificada no nascimento de Cristo, presente maior para a humanidade. Portanto, deve ser também a época ideal para se vivenciar esse amor, repartindo e ensinando a repartir com alegria aquilo que Deus nos tem concedido.

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

8 Comments

  • Lindo….. Deus continue dando td essa sua sensibilidade!!! Sou sua fã…. leio todos!!! Parabens…bjks… Vero

  • Obrigada, Verô. Não sabia que tinha uma leitora tão simpática! Deus te abençoe. Beijo.

  • Essa crônica veio em boa hora… O que estamos fazendo para o aniversariante neste Natal? Ele disse: …o que fizerdes a um destes pequeninos, a mim o fizeste….”

    Boa Zeneide!!!!!

  • É verdade, sempre fazemos pouco! E quando fazemos algo para os “pequeninos”, somos nós os maiores beneficiados…

  • Olá Zeneide! Parabéns pelo Blog, tenho visto a chamada no face e entrei para conferir, muito bacana! Continue escrevendo, escrever faz bem a alma, escrever é uma dádiva! Inspiração e Sucesso Sempre! Bj

    • É verdade que escrever faz bem para a alma. Obrigada pelo incentivo e pelo carinho. Beijo.

  • Lembro disto muito bem, e sempre achei o “bom Velhinho” muito injusto e na verdade sempre esperei muito dele e nada recebi. Acho que foi uma das minhas grandes frustrações.
    Por isso continuo sendo grata ao “Aniversariante”este sim é Fera.

    • Realmente, Jesus é o único que não nos decepciona, mesmo que sua resposta não seja imediata. Muito bom colocar nossas expectativas na pessoa certa! Beijo, querida irmã.