Cotidiano

Idosos

hand-elderly-woman-wrinkles-black-and-white-54321
Written by Zeneide

 

Uma das (poucas) vantagens dos idosos é a utilização gratuita do transporte público, pelo menos aqui no Brasil. Só que, muitas vezes,  sofrem discriminações, ouvem frases ríspidas, reclamações ou piadinhas sem graça (nem todos ainda são surdos! ) do tipo “Não sabe ler, vô?”, “Encosta a carteirinha aí!”, “Passeando de novo?” ou ainda “É bom viajar de graça, né?”

Como “de graça”? Esse benefício é pago, aliás, pré-pago, conforme fiquei sabendo, pela prefeitura às empresas, cujos funcionários deveriam ser treinados para tratar com educação os senhores e senhoras que já trabalharam tanto e merecem respeito.

E quanto aos assentos prioritários? É muito comum ver jovens comodamente instalados nesses lugares, fingindo dormir… Claro que há exceções. Já presenciei atos incríveis de gentileza de pessoas prestativas que, certamente conviveram ou convivem com idosos ou doentes e, por isso, conseguem ver a necessidade alheia.

Não me conformei mesmo com um caso que ouvi esta semana, de uma pessoa que tomou o Metrô em São Paulo. Entrou uma senhorinha, com uma bengala e foi falando para um rapazinho : “Moço, esse lugar aí é meu! Você pode se levantar?”  Ele olhou bem para ela e perguntou: “Quantos anos a senhora tem?” Ela disse: ” Setenta e quatro “. “Então vou ficar aqui mesmo, pois a senhora já sentou demais na sua vida e eu não!”. Bem, ele só cedeu o lugar pressionado por alguns passageiros, indignados com sua petulância. Os demais só ficaram rindo, complacentes…

Entretanto, a Bíblia traz recomendações sobre como tratar os idosos, desde o Antigo Testamento: ” Diante das cãs (cabelos brancos) te levantarás, e honrarás a face do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor.” ( Lev.  19:32 ). No Novo Testamento, Paulo recomenda a Timóteo: ‘ Não repreendas a um velho asperamente, mas admoesta-o como a um pai…” ( I Tim. 5:1 )

Pois é o que sempre digo: Só quem morre cedo não fica velho.

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

9 Comments

  • Zeneide,

    Infelizmente, apesar de toda a divulgação que temos atualmente, não é bem visto por muitos jovens.

    Na segunda passada carreguei 04 caixas pesadas, descendo dois lances de escada e nenhum jovem se dignou a me ajudar… Nossa cultura precisa mudar…

    • Pois é Zeneide, infelizmente, com raras excessões, no Brasil não se respeita a chamada ´´terceira idade´´. A gente sempre está presenciando maus tratos por parte de algumas pessoas q se sequer percebem o quão cruéis estão sendo com aqueles q ajudaram o país trabalhando durante toda a sua juventude. E qdo estão na fase de, no mínimo, serem reconhecidos e respeitados, recebem todo o tipo de afronta e são alvos de piadas de muito mau gosto q só tem graça pra quem as está fazendo! Espero sinceramente q num futuro bem próximo, tenhamos uma cultura melhor com um tratamento digno para com aqueles q merecem de nós toda a nossa admiração e respeito pelo q foram e pelo q são!!!!!

      • Diva, estou de pleno acordo. Também não acho graça nessas piadinhas. Parece que a juventude age assim por falta de exemplo, de referência em casa.Que isso mude logo, antes que nós também fiquemos bem velhinhas… No meu caso, não vai demorar nada…

    • Concordo! Mas, no seu caso, Marlene, os jovens não a ajudaram porque você transborda energia; vai demorar muito para aparentar idade… Sem brincadeira, deveriam ajudar por cavalheirismo , algo em extinção.

  • Precisa mesmo! Acontece que você não aparenta ser idosa…mas, mesmo assim, poderia ser ajudada, pelo menos por cavalheirismo…

  • Concordo com voces e presenciei uma cena qdo estive no Brasil ano passado no onibus em SCSul. Mas tbem penso isto e culpa dos pais que nao educam seus filhos a respeitarem os mais velhos, na maioria das vezes colocando as criancas e adolescentes como prioridades,temos sim que cuidar deles e preserva-los , mas nao fazer deles Um Ser Tao Especial como pais tem feito hj em dia pelo medo de perde-los pq nao tem tempo para os mesmos. Pais precisam dar o exemplo e ensinar seus filhos a respeitarem os mais velhos e nem precisam ser os avos e avos.
    Respeito e um dever de todos independente da idade e estes que fazem estes comentarios sao apenas uns ignorantes de corpo e alma/ x

Leave a Comment