Cotidiano

Caro ouvinte

Written by Zeneide

Geralmente é assim que alguns locutores de rádio se referem aos que sintonizam sua emissora de rádio…

Rádio me lembra tempos distantes, algumas décadas atrás, quando comecei a lecionar num sítio longe de Itapetininga, onde morava. Ia de ônibus, toda segunda-feira, descia na estrada, para ser conduzida de charrete, por 12 quilômetros. Só voltava no sábado à tarde.

Se, por algum motivo, mudasse o dia ou o horário, a única forma de avisar era o programa sertanejo do Filisbino, que era “assistido”, como se falava, em toda a região. O pessoal da casa que me hospedava ficava ligado para ouvir se a dona Zeneide chegaria no horário combinado, para o Josué, um dos alunos mais velhos ir buscá-la com sua charrete.

Todos os dias acordava com os galos cantando (os do sítio e os do rádio, às 6 h). E tome moda de viola a todo volume, até começarem as aulas, na sala ao lado da casa, onde funcionava a escola. Até hoje sei muitas delas de cor…

Foram seis meses, até ser efetivada numa escola estadual, em São Caetano do Sul, onde lecionei por mais de 40 anos.

Muitas histórias, muitas lembranças, despertadas pela expressão “caro ouvinte”, do Filisbino. Claro que atualmente devem existir muito mais telespectadores que ouvintes de rádio mas, como sou da geração que não teve televisão na infância, me acostumei a sempre ouvir rádio enquanto me ocupo na cozinha.

Numa época em que muito se fala, são poucos os que conseguem ouvir com interesse e boa vontade. Encontrar esses poucos é quase uma missão impossível. E como é bom ser ouvido por quem se coloca inteiro na conversa, sem interromper, sem julgar nem comparar, mencionando um caso parecido, sempre mais interessante…

Entretanto, lemos na Palavra de Deus, que ele é o melhor ouvinte, sabe do nosso pedido antes de o expressarmos em palavras:

Ó tu que ouves a oração, a ti virão todos os homens.” (Salmos 65:2)

“Antes de clamarem, eu responderei; ainda não estarão falando, e eu os ouvirei.” (Isaías 65:24)

Sim, temos um autêntico e poderoso ouvinte, disponível em qualquer estação, qualquer horário e qualquer lugar. Melhor ainda é saber que Ele nos ama e que podemos acessá-lo sempre, independente de bateria ou energia elétrica.

Ele nos ouve com misericórdia e fala também, das mais variadas formas.

Quer ser ouvido? Faça uma oração!

 

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.