Recordações

Retratos da minha mãe

people-vintage-photo-memories
Written by Zeneide

 

Movida pela saudade, revejo suas fotos, mãe.

Nesta, ainda bem jovem, você está mesmo bonita. Posso até ver seus sonhos e suas esperanças escapando pelos olhos verdes, verdes…

Nesta outra, parece um pouco cansada. Pudera!  Marido, filhas (as quatro “Zês”), casa, tantas costuras  para o alfaiate… Grandes lutas! Mas entrevejo em seu sorriso meio tímido uma pontinha de orgulho por estar  trilhando o caminho certo.

E esta aqui, ao lado das companheiras da igreja? Expressão alegre, satisfação por servir ao Senhor, naturalmente. Tem até uma, com o coral, boca aberta em louvor e gratidão.

Olha esta, no casamento de uma das filhas!  Bem arrumada, cabelos já um tanto grisalhos, ao lado do companheiro Vicente, ambos sorridentes. Parece feliz e apreensiva ao mesmo tempo.

Gosto especialmente desta aqui, toda carinhosa, cercada pelos netos, lindos, tão queridos… Já está viúva, mas continua vivendo para se dedicar à família.

Nesta outra, tem a aparência mais envelhecida, tentando sorrir, mesmo em meio às dores. Mas continua bonita a minha mãe, sempre, até  a sua partida.

Levou consigo a satisfação de ter sido útil, exemplar. Deixou conosco a lembrança viva de uma vida de fé e de oração. Humilde, dizia: “Faço meus pedidos a Deus e falo que não tem importância se ele  for me atender só depois que eu partir”.  Foi e está sendo ouvida, ainda hoje, depois de anos...

Sim, mãe, você foi e continua linda, por fora e por dentro, em nossa memória. Graças a Deus!

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

14 Comments

  • Zeneide ,sua mãe era uma exemplo de vida ,de fé ,de dedicação, digno de ser imitado. Sou muito feliz em ter convivido com ela. Parabéns pela descrição exata desta grande irmã na fé.Beijos e parabéns a v.c. pelo dia das Mães.Josefina.

  • Obrigada, cunhada! Ela gostava muito de você e orava por sua família. Feliz Dia das Mães para você também. Beijo.

  • Ahh Dona Zeneide que lindo!!

    Não conheci a Dona Bráulia mas imagino o quão maravilhosa deve ter sido, pois imagino vc um pouco como ela nesta sua descrição :)

    Um beijo que Deus continue te usando para escrever estes textos e trazer a memórias estas lembranças…

    natália.

    • Obrigada, Natália! Tenho certeza de que gostaria dela e também seria muito paparicada por ela. Beijo.

  • Eu é que agradeço seu comentário, Vasti. As duas irmãs eram muito parecidas na fé e no caráter. Somos filhas privilegiadas. Beijo.

  • TENHO UMA FOTO DELA JUNTO COM A TIA MARIA E ACREDITO QUE ESTE É O SORRISO QUE VC DESCREVE NO INICIO DO LINDO TEXTO, SAUDADES DELA DO TIO! BEIJOS. QUERO UM DIA FAZER UMA REUNIÃO DOS BORGES RIBEIRO E TODOS LEVAREM SUAS FOTOS GUARDADAS PARA PODERMOS REVIVE-LOS.

    • Muita saudade mesmo, Salete! Da querida tia Nega também. Boa ideia essa de rever as fotos. Temos também belas recordações delas. Grande beijo.

  • ZENEIDE SUA CRONICA ME LEVA A MÃE DE TRES M , UM J E UM S QUE TAMBEM DEIXOU MUITAS SAUDADES ASSIM COMO A TIA BRAULIA

  • Que lindo tia!! Lembro da vó Braulia com saudade e orgulho! Recebi bênçãos de Deus que sei que ela orou e não viu. Um exemplo de vida!

    • Obrigada, Rogéria! Ela orava por todos, mas sei que para alguns netos, tinha pedidos especiais. Muita gratidão pela vida dela!

Leave a Comment