Cotidiano Recordações

O chapéu mágico

Written by Zeneide

Faz muito tempo… muito mesmo! Criança ainda, ouvi a história de um chapéu mágico, extraordinário. Não me lembro bem (Pudera! Não disse que faz tempo?) mas sei que esse chapéu conferia a quem o usasse o dom da inteligência. Quem o colocasse na cabeça poderia responder a qualquer pergunta sobre qualquer assunto… Na verdade, não consigo recordar o enredo da história nem o seu final, que, presumo, devia ter algum tipo de finalidade educativa e moralizante…

Fico pensando em como esse chapéu seria útil para tantas situações. E se alguém o usasse para prestar exame do Enem ou vestibular para a Faculdade nos dias de hoje? Sei lá se alguma regra impede um candidato de usar algo na cabeça durante a prova… Calma, dona Zê, não deixe a imaginação voar tanto…

Acho que ando compartilhando muitas histórias de faz de conta com minha neta Bel que vive pedindo ao final de cada história online : ” Mais uma, vovó, pode ser inventada mesmo!”

Talvez seja o tempo que estamos vivendo, as nuvens de incerteza que pairam sobre os nossos dias, as previsões tão duvidosas que não permitem antever se haverá tempo firme ou anúncio de trovoadas… Quem não gostaria de ter respostas?

Como seria bem-vindo um chapéu desse da história! Um cientista poderia usá-lo para descobrir na hora uma solução, uma cura para essa epidemia que assola o mundo! Como seria fantástico testar com sucesso a vacina tão necessária!

Não, não existe um chapéu mágico! Não existe nenhuma solução faz-de-conta, por mais que ousemos sonhar… O que existe é um Deus real, único, vivo e verdadeiro, no qual vale a pena confiar. E Ele está sempre perto, disponível, à distância de uma oração… Por que não experimentar?

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.” (Jeremias 29:11)

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.