Cotidiano Recordações

Valeu a pena!

Written by Zeneide

Primeiro, recebi um e-mail da Angélica Adorni: “Lembra-se de mim, professora? Eu nunca a esqueci!”

Foi um clic  no botão da memória. Meu Deus, quanto tempo! Claro que me lembro da loirinha linda, com rostinho de boneca!

Em seguida, a solicitação de amizade no Facebook, de outro ex-aluno: Frohlich – sobrenome conhecido – e outro… mais outro… Foram pipocando nomes de uma lista de chamada dos anos 70!!! As surpresas foram se sobrepondo e as recordações chegando aos punhados.

Não, queridos, não os esqueci. Vocês foram uma turma especial, que acompanhei por quatro anos no Ensino Fundamental, antigo primário, do então G.E 28 de Julho, em São Caetano do Sul. Justamente pela longa convivência, minhas lembranças foram fluindo rapidamente. Naquela época eu era bem jovem; entusiasmo e boa vontade me acompanhavam à escola, onde exercia meu trabalho com prazer. Com poucos recursos pedagógicos, usava a criatividade para tentar tornar as aulas atraentes. Pensava – e ainda penso – que, se a escola for um local prazeroso e se cada aula for uma aventura, os alunos se sentirão motivados a participar e a aprender mais.

Veio o convite para o encontro com esses alunos que não perderam o contato com o passar dos anos. Lá fui eu, feliz e apreensiva: será que os reconheceria depois de mais de quarenta anos?

E fui revendo aqueles rostos sorridentes, adultos que se tornaram pais e mães de jovens e adolescentes. O olhar e o sorriso daquelas crianças lá estavam, iguaizinhos aos das minhas lembranças.

Emocionaram-me a recepção carinhosa, as palavras de afeto e as flores belíssimas que me ofereceram.

Vocês não imaginam como me fizeram bem!

Deus os abençoe, sempre! Desejo, com toda a alma, que sejam bem sucedidos em tudo que empreenderem e que venham a ter, como eu, a grata satisfação de afirmar:

– Valeu a pena!

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

2 Comments

  • Olá Zeneide!
    Que grata surpresa hoje quando procurava uma imagem com uma frase para iniciar a semana o Google me direciona para uma página o nome não me era estranho ” Crônicas da alma”(sempre vejo a Zenildes compartilhar). Comecei a ler, li várias e várias…
    Adorei cada uma delas, e volto para ler outras com toda certeza…
    Mas essa mexeu muito comigo, hoje também sou uma professora, e penso como somos exemplo e referência para nossos alunos, quando colocamos o amor em nosso trabalho e trabalhamos também por amor, faz toda a diferença. Assim como li na sua crônica qdo leu para a família do Pedrinho (achei sensacional!!) que falava que você tinha certeza que tinha escolhido a profissão certa, eu também… Hoje sei que não nasci para ser outra coisa na vida. Amo !!!
    Isso nos faz especial na vida dos nossos alunos e inesquecíveis.
    Fico feliz por poder hoje escrever para a Sra. que também foi minha professora, foi muito rápido mas também participou da minha formação. Nossa profissão tem suas dificuldades mas acima de tudo tem também seus encantos. Graças à Deus!!
    Que Deus te abençoe!! Nos presenteie sempre com suas crônicas. Um grande beijo Soraia