Cotidiano Recordações

Valeu a pena!

11062797_1039753506048509_4634269949841532222_n
Written by Zeneide

Primeiro, recebi um e-mail da Angélica Adorni: “Lembra-se de mim, professora? Eu nunca a esqueci!”

Foi um clic  no botão da memória. Meu Deus, quanto tempo! Claro que me lembro da loirinha linda, com rostinho de boneca!

Em seguida, a solicitação de amizade no Facebook, de outro ex-aluno: Frohlich – sobrenome conhecido – e outro… mais outro… Foram pipocando nomes de uma lista de chamada dos anos 70!!! As surpresas foram se sobrepondo e as recordações chegando aos punhados.

Não, queridos, não os esqueci. Vocês foram uma turma especial, que acompanhei por quatro anos no Ensino Fundamental, antigo primário, do então G.E 28 de Julho, em São Caetano do Sul. Justamente pela longa convivência, minhas lembranças foram fluindo rapidamente. Naquela época eu era bem jovem; entusiasmo e boa vontade me acompanhavam à escola, onde exercia meu trabalho com prazer. Com poucos recursos pedagógicos, usava a criatividade para tentar tornar as aulas atraentes. Pensava – e ainda penso – que, se a escola for um local prazeroso e se cada aula for uma aventura, os alunos se sentirão motivados a participar e a aprender mais.

Veio o convite para o encontro com esses alunos que não perderam o contato com o passar dos anos. Lá fui eu, feliz e apreensiva: será que os reconheceria depois de mais de quarenta anos?

E fui revendo aqueles rostos sorridentes, adultos que se tornaram pais e mães de jovens e adolescentes. O olhar e o sorriso daquelas crianças lá estavam, iguaizinhos aos das minhas lembranças.

Emocionaram-me a recepção carinhosa, as palavras de afeto e as flores belíssimas que me ofereceram.

Vocês não imaginam como me fizeram bem!

Deus os abençoe, sempre! Desejo, com toda a alma, que sejam bem sucedidos em tudo que empreenderem e que venham a ter, como eu, a grata satisfação de afirmar:

– Valeu a pena!

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

Leave a Comment