Cotidiano

Siga a Caçarola

Written by Zeneide

…resplandeceis como luzeiros no mundo, preservando a palavra da vida… —Filipenses 2:15,16

Antes da Guerra Civil Americana (1861–65), os escravos fugitivos encontraram a liberdade seguindo uma rede de rotas clandestinas do Sul ao Norte, conhecido pelo termo Underground Railroad, e também foram ajudados pelos abolicionistas. Os escravos viajavam à noite por muitos quilômetros e se mantinham no caminho seguindo a luz da “Caçarola” — o grupo de estrelas mais brilhante da constelação de Ursa Maior. Este era um nome codificado para o grupo de estrelas conhecido como o Grande Carro, que aponta para a Estrela do Norte. Alguns acreditam que os fugitivos também usavam nomes codificados sobre os caminhos, nas letras da canção Follow the drinking Gourd (Siga a Caçarola) para impedi-los de se perder enquanto viajavam.

Os abolicionistas e a “Caçarola” serviram como pontos de luz que indicavam o caminho da liberdade aos escravos. O apóstolo Paulo diz que os cristãos devem brilhar “…como luzeiros no mundo” para mostrar o caminho àqueles que buscam a verdade de Deus, a redenção e libertação espiritual (Filipenses 2:15).

(Transcrito de “Pão Diário” – 11/11/2016

 

Ontem, na nossa reunião semanal, ouvi o relato de um professor de Escola Bíblica Dominical, contando que gosta de lecionar, mas numa ocasião sentiu-se desanimado. Foi aí que um ex-aluno que estava morando no exterior lhe telefonou. O rapaz manifestou alegria por reencontrá-lo, depois de longos anos. Disse que havia passado por muitos conflitos pelos descaminhos da vida. E, nos piores momentos vinham-lhe à lembrança os ensinamentos que recebera na EBD; tinha certeza de que Deus e o professor o estavam reprovando. A finalidade do telefonema era transmitir gratidão por tudo que havia aprendido nas suas aulas, que valeram para todos os seus dias. E também contar que havia voltado para Jesus, estava casado e era pai.

Este mundo, que anda mergulhado em densas trevas, tem uma  enorme carência da luz de Jesus Cristo. Precisamos refletir  esse brilho, como “luzeiros no mundo”, na expressão do apóstolo Paulo.

Amigo Edson, você age como verdadeira Caçarola, iluminando o caminho para tantos necessitados da verdade que liberta. Deus o abençoe!

 

 

 

 

 

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.