Cotidiano

Enganos

Por Zeneide Ribeiro de Santana

Professor ensina, mas também corrige, e a correção pode tornar-se um hábito.

Uma vez, corrigindo a tarefa de casa no caderno de um aluno, quase automaticamente, não percebi que, no final da página, a mãe dele havia escrito um recado para mim. Resultado: acentuei palavras, coloquei vírgula e coloquei SS no lugar do Ç.  Depois, mandei um bilhete pedindo desculpas e, por sorte, ela até me agradeceu.

Minha amiga, que faz revisão de provas para os professores, surpreendeu-se com a falta total de pontuação de um texto . Então, reescreveu-o com todos as vírgulas, dois pontos e travessões que deveria conter. Só quando acabou viu que era um trecho de um romance do autor português José Saramago, prêmio Nobel de Literatura, cuja característica é exatamente a ausência dos sinais de pontuação…

Um dia destes, num outro contexto, quis fazer uma correção. Encontrei, na mochila do meu filho, uma camiseta toda manchada de terra. Fiquei imaginando onde ele teria se sujado tanto e, à noite mesmo, coloquei-a de molho. No dia seguinte,esfreguei-a com vontade, mas as manchas marrons não saíam. Só quando secou, fui saber que aquilo não era sujeira, e sim, estilo. Era uma camiseta “fashion”, presente  da noiva dele. Ainda bem que eu não havia usado água sanitária…

Isso me fez pensar em como, às vezes com a melhor intenção, nos incomodamos com erros ou situações que gostaríamos de modificar. Mas, geralmente isso acontece com os desacertos dos outros. E os nossos próprios ?  ” … tira primeiro a trave do teu olho e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.” (Mateus 7:¨6)

Nem sempre estamos atentos àquilo que precisa ser corrigido em nós. Como saber? Estamos certos de que o Espírito Santo, o Consolador prometido por Jesus, veio “para convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo“. Mas, como obter a ação desse Santo Espírito em nossa vida? A Palavra de Deus é clara : ” …quanto mais dará o Pai Celestial o Espírito Santo aos que lho pedirem?”  (João 16: 10). É isso aí: basta pedir!

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

2 Comments

  • E que o Espírito Santo nos ilumine a cada dia… Sem esta direção os enganos serão inevitáveis…