Cotidiano

Paisagens

Por: Zeneide Ribeiro de Santana

Uma das vantagens de quem viaja é desfrutar de paisagens deslumbrantes e inesquecíveis. E nem é preciso sair do Brasil, pois temos aqui  montanhas e praias incomparáveis, para não falar da vegetação variadíssima. A moderna tecnologia permite fotografar com técnica e arte e enviar as fotos instantaneamente para os mais distantes lugares. Posso ver aqui em casa as fotos das  paisagens que minha filha está contemplando, em tempo real. Incrível, não?

Muitos textos bíblicos fazem referência a elementos da natureza. O salmista, por exemplo, na sua linguagem poética afirma que  “os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos.” Embora os Evangelhos  não apresentem descrições específicas, podemos imaginar os caminhos poeirentos por onde Jesus andou com seus discípulos, a montanha onde se sentou para ministrar ensinamentos profundos à multidão, bem como o mar da Galileia, outro palco de milagres.

Mas, o que desejo ressaltar é o convite de Jesus para apreciar a paisagem: “Olhai os lírios do campo…” Lembram-se? Não orquídeas raras,  nobres tulipas, nem lírios especialmente cultivados. Ele viu beleza nos simples lírios do campo, que nascem espontaneamente e afirmou que nem  Salomão, em toda sua glória, se vestiu como eles. Melhor ainda, chamou a atenção para essa beleza conferida graciosamente pelo Pai, para se referir ao cuidado ainda mais especial que concede aos que o buscam e nele confiam. Por isso, não deveríamos andar tão ansiosos pelo que haveríamos de vestir, nem preocupados com o consumismo. Deus proverá tudo aquilo de que necessitamos.

Da mesma forma, mencionou as aves do céu “que não semeiam nem ceifam”  e são abundantemente alimentadas…

Que tenhamos olhos bem atentos para contemplar com gratidão as singelas paisagens que retratam o amor do Pai e  que tenhamos também visão suficiente para mostrá-las a tantos que as desconhecem. Não apenas as paisagens, mas o autor dessas obras primas, o Artista incomparável, que nos ama, apesar de nós.

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.