Cotidiano Recordações

Segurança

Written by Zeneide

 

 

Há alguns anos, noticiários divulgaram o grande esquema de segurança montado no Rio de Janeiro para receber a visita do papa, durante a Jornada Mundial da Juventude. Os mais modernos e sofisticados equipamentos estiveram disponíveis para monitorar o trajeto, bem como todas as imediações dos locais de acesso. Além disso, um batalhão de voluntários se dispôs a mandar fotos e informações dos mais diversos pontos da Cidade Maravilhosa.

Natural a preocupação com a segurança de visitas ilustres e dos ajuntamentos, das grandes multidões, pois já ocorreram e continuam ocorrendo tragédias em situações semelhantes.

Aliás, segurança é um dos pontos mais destacados nas estatísticas  sobre os anseios do povo. Cursos, empresas que oferecem orientação  para profissionais da área estão proliferando. Quem já foi assaltado (e quem não foi?) desenvolve traumas, muitas vezes difíceis de superar. Vivemos num mundo inseguro e estamos sujeitos a surpresas impensáveis. Injustiças sociais e mesmo a maldade parecem não ter limites.

Que fazer? Gostaria de ter uma resposta concreta, uma alternativa oferecida pelos governantes para esse pânico. Infelizmente não tenho.

Mas creio que Deus é “o guarda fiel do seu povo”, que seus “anjos acampam ao redor dos que o temem e os livra”. Igualmente, ” se Deus não guardar a casa, em vão vigia a sentinela”.

Por mais que a síndrome da insegurança nos oprima, é um consolo saber que temos acesso ao Pai e a conexão com seus ensinamentos que nos permite desfrutar da sua intimidade. Podemos confiar: mesmo as grandes dificuldades não são maiores que o poder de Deus “porque aos seus anjos ele dará ordem a teu respeito para  te guardarem em todos os teus caminhos” ( Salmo 91:11).

No momento em que redigia este texto, recebi um telefonema: minha filha acabava de ser assaltada; levaram o carro e os pertences dela e da amiga Carol, que a acompanhava. Falei sobre o que estava escrevendo e ela disse: “Mãe, estamos calmas, na Delegacia, fazendo o B.O.  Deus está no controle de tudo.”

Agradeci pela paz nos momentos difíceis, orei também pelos assaltantes, infelizes, carentes, necessitados da graça do Senhor e  fui dormir, murmurando as palavras do salmista :”Em paz também me deitarei e dormirei porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança” (Salmo 4:8)

Louvado seja Deus!

 

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

5 Comments

  • Querida Zeneide, ler seus textos são sempre um momento especial e gratificante para mim, porém esse último foi como um bálsamo. Já fui assaltada e realmente essa insegurança faz parte mesmo da nossa vida. Mas como você disse, os anjos do Senho estão e estarão por todos os lados, para proteger aqueles que o temem. Adorei o seu post.Muito obrigada! Um grande abraço, Profª Kátia Veloso (EG)

    • Querida Kátia
      Você não imagina minha alegria ao receber seu comentário tão gentil! Gosto muito de você e a admiro pela sua postura profissional, além da amabilidade e gentileza, suas características marcantes. Fico feliz porque você lê meus textos e peço a Deus que a abençoe com sua paz e a proteja de todo o mal. Com,cainho e saudade,
      Zeneide

  • Ze, louvo a Deus pela vida da Cíntia e da amiga dela, estamos todos expostos a essa falta de segurança que nos rodeia, mas Deus é o nosso guarda fiel e nos protege e temos o anjo do Senhor que acampa-se ao nosso redor, ao Senhor toda adoração. Deus te abençôe, bjs.