Cotidiano

Queixas

Written by Zeneide

 

 

Queixar-se parece ser um termo meio antigo. Lembro-me da minha avó falando:”Ela se queixa à toa” ou ” Sabe se queixar de dor, mas não procura o médico”.

Hoje fala-se mais em reclamação ou reivindicação.  Murmuração já é mais usada no contexto bíblico.

De qualquer forma, antiga ou não, a queixa esteve e está presente, sempre que houver insatisfação, seja na família, no trabalho ou nos relacionamentos em geral. Difícil não se ouvir ou falar: “Não tenho tempo pra nada!” ou “Como esquentou! ou “Não aguento este frio!” ou “Meu cabelo está arrepiado/ muito liso/descolorido/embranquecido demais/escorrido/armado…”

Queixas sobre o comportamento alheio são recorrentes:

– “Não esperava ser tratado assim, depois de tudo que fiz…”

– “É muito folgado; só sabe se aproveitar dos outros!”

– “Ela me humilhou com aquele comentário! Só agora vi que não tem consideração por mim!”

– “Só tem gente desonesta neste país!”

Algumas queixas envolvem julgamento das ações do próximo, outras denotam egoísmo e, muitas vezes, sentimento de auto-vitimização, quando se tem necessidade de culpar os outros.

Muito interessante a palavra do profeta Jeremias sobre o assunto: “De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.”

Fazer uma boa reflexão sobre aquilo que perturba, preocupa, aflige ou angustia, talvez seja o caminho para diminuir ou, quem sabe, extinguir o hábito de reclamar tanto. Até que ponto nós mesmos estamos contribuindo para nossa própria insatisfação?

O salmista parece ter encontrado a fórmula:“Com a minha voz clamei ao SENHOR; com a minha voz supliquei ao SENHOR. Derramei a minha queixa perante a sua face; expus-lhe a minha angústia.”  (Salmo 142:1)

Creio que não há receita melhor que esta: derramar-se perante o único que pode acolher, perdoar, restaurar e nos dar condições para uma vida espiritualmente saudável. Que assim o SENHOR nos ajude!

 

 

 

 

 

 

 

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.