Cotidiano

Como essas árvores cresceram!

Written by Zeneide

Há alguns anos,  o Colégio Eduardo Gomes, onde eu lecionava mudou-se para um novo prédio, grande e moderno. À frente foram plantadas algumas mudas de coqueiros, num canteiro na calçada. Trabalhei lá por mais quatro anos, até me aposentar e ainda sinto saudade dos alunos, dos colegas e até do trabalho!

Ontem passei por lá e me surpreendi com o tamanho daqueles coqueiros. Não é que se esticaram tanto nesses anos que já estão alcançando a metade do segundo pavimento?!

– Como cresceram! – pensei. Estão lindos com suas folhas bem verdes balançando ao vento, ornamentando o quadro das bandeiras  também esvoaçantes.

Crescimento é algo natural e esperado, em todos os sentidos. Se a criança não apresenta altura compatível com a idade, os pais se preocupam e procuram os médicos.Quem não deseja ascender no campo profissional? Cursos de aperfeiçoamento e de especialização surgem aos montes e são procurados em toda parte, nas mais diversas áreas de atividade. Não há espaço para a estagnação.

Normal é o desejo de promoção, inerente ao ser humano, pois só caranguejo não anda para a frente. Mas, é preciso cuidado com o modo pelo qual se cresce e com a postura no processo de ascensão. Costumava dizer aos meus alunos que o estudo é o melhor meio honesto de subir na vida. Pisar os outros ou usar meios desleais podem até funcionar, mas não produzem tranquilidade de consciência nem paz de espírito.

Orgulho, ostentação, superioridade, autossuficiência geralmente são sentimentos que se incorporam aos vitoriosos nas mais variadas situações.

Entretanto, João Batista, o  precursor de Jesus Cristo, quando ouviu sobre os milagres do Mestre e das multidões que o seguiam, expressou-se assim: “Convém que Ele cresça e que eu diminua!” Que exemplo de humildade daquele que tanto se empenhou na missão de preparar o caminho para o Senhor e que acabou decapitado pelo rei Herodes, por tê-lo repreendido corajosamente!

Crescer, tornar-se excelente no que se propuser a realizar, sim! Porém, é bom não nos esquecermos de que a inteligência, a capacitação, os talentos, o espírito empreendedor e a determinação são presentes de Deus, pelos quais devemos agradecer, sempre. E, como cristãos, precisamos crescer também na adoração, na comunhão, no testemunho e no serviço.

“Não a nós, não a nós, ao teu nome, porém, seja a glória.”

 

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.