Cotidiano Esperança

Somos nós?

Written by Zeneide

Quem nós somos?  Somos nós! Não “nós” pronome, mas “nós” substantivo, plural.  Somos nós, sim, muitas vezes  embaraçados de tal forma que chega a provocar desânimo. Verdadeiros nós cegos!  E quem tentou desfazer nós sabe das dificuldades: quando tudo parece se desenrolar, um puxãozinho errado pode deixar bem pior. Às vezes a complicação é tanta, que é preferível cortar e perder pedaços para manter o foco e a paciência, tão imprescindíveis!

Da mesma forma, quando se trata de embaraço representado por problemas, obstáculos, frustrações ou decepçõess, é necessário todo o tato para desatar os nós. Bom refletir sobre a causa dos embaraços que tentam nos atrapalhar. Não seriam eles motivados por nossa própria teimosia ou pelo orgulho em não aceitar ajuda, por nos julgarmos tão autossuficientes?

Somos advertidos pela Palavra “Deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta” (Hb.12:1).

Pode ser que cultivemos algum mau hábito, que não queiramos abandonar e, se somos aconselhados a deixá-lo, sem dúvida haverá um bom motivo. “Que ganharei com isso?”- poderá alguém perguntar. Com certeza, um caminho livre, uma vereda tranquila tem muito mais atrativos e oferece segurança para a jornada. E há algo tão importante como a liberdade de mãos dadas com a segurança?

…………………………………………………………………………………………………………………..

Escrevi o texto acima há algumas semanas e fui postergando a conclusão…

E hoje, diante de tantos embaraços que nos rodeiam e nos paralisam mesmo, causando perplexidade em todo o mundo, me pergunto se já não passou da hora de reavaliar nossa vida e refletir sobre quem somos e o que buscamos. Neste tempo de isolamento, é preciso se cuidar, sim, mas também de pensar no próximo que talvez esteja ainda mais carente que nós. Mas, sobretudo, podemos orar!

Senhor Deus e Pai, não entendemos o que se passa, mas continuamos confiando em teu poder e na tua infinita sabedoria. Ajuda-nos a passar por este deserto, a enfrentar corajosamente esta crise. Fortalece, Senhor, nosso corpo e nosso espírito e concede-nos a tua paz. Que brevemente possamos prosseguir na jornada, sempre iluminados pela tua luz.  Por Jesus Cristo. Amém.

 

 

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.