Lições Recordações

De onde me virá o socorro?

Written by Zeneide

 

Minha amiga Evani, ex-freira, contou-me um testemunho que ouviu há muitos anos, quando ainda era noviça, em Roma.

Uma freira era responsável pelas crianças de um orfanato, em Adis-Abeba, capital da Etiópia, durante a Segunda Guerra Mundial. Num dos bombardeios sobre a cidade, quando os aviões começaram a atirar bombas pelos arredores desse orfanato, ela se desesperou, sem achar meios de proteger os órfãos. Suplicou, então, a ajuda de Deus e, de repente, foi iluminada por uma ideia que as outras irmãs acharam maluca : levou todas as crianças para o ar livre e mandou que formassem um grande círculo. Enquanto as bombas explodiam por todos os lados, num barulho apavorante, ela foi para o centro do círculo e levantou as mãos para o céu. Assustados, todos a imitaram. Nesse momento, um avião se aproximou voando baixíssimo, circundou o prédio algumas vezes e se afastou sem atingi-los.

Quinze anos depois, essa freira voltou a Roma. No aeroporto, recebeu um recado para tomar um táxi, pois a pessoa que iria buscá-la havia tido um contratempo. O taxista puxou conversa, perguntando de onde ela vinha. Quando ela mencionou o orfanato de que cuidara por muitos anos, ele a interrompeu:

– ” Eu tenho uma foto da senhora!”

Diante da surpresa dela, ele parou o carro, abriu o porta-luvas e mostrou-lhe uma fotografia amarelada. Ela se reconheceu no meio  dos seus pequenos, na roda, todos com as mãos levantadas.

– ” Eu estava naquele avião e era o encarregado de lançar as bombas;  não tivemos coragem de bombardeá-los!”

Explicou que guardava a foto para conservar  pelo menos uma lembrança boa do horror daquela guerra.

A Evani não se recorda do nome da freira nem da data em aquilo aconteceu, mas até hoje se emociona quando relembra como Deus pode socorrer os que nele confiam.

Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.” (Salmo 121: 1-2)

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

6 Comments

    • É a própria! Ela deixou o convento quando a mãe foi envelhecendo (Alzheimer) e a irmã, que cuidava dela, ficou doente ( morreu, logo depois que a Evani voltou) .Ela também trabalhou num orfanato, em Presidente Prudente.

  • Meu Deus, que lindo! Incrível como Deus age na vida dos seus… Li tudo oq pude no blog… Achei tudo muito legal e interessante. Parabéns! = D

    • Obrigada, Éder! Fiquei muito satisfeita em saber que você leu meus textos. Não são todos os jovens que se interessam por esses assuntos…De fato, nosso Deus é maravilhoso! Abração.

  • Querida prima,

    Mesmo tao distante materialmente, senti seu carinho ao ler este belissimo testemunho. Ontem estive na igreja e a palavra lida e exortada foi Salmos 121. Realmente, Deus esta no controle de todas as coisas e vemos seu operar a cada instante. Um beijo grande cheio de saudades.
    Katia

    • Katia, querida, esse Salmo, um dos prediletos da vó Carolina e da minha mãe também, fala muito ao nosso coração. São promessas maravilhosas para todos que se deixam guiar pela mão do Senhor. Que você continue sendo direcionada por Ele e que seja muito abençoada, sempre. Beijo, com saudade também.