Cotidiano

Manutenção

manutenção.jpg 2

 

Sempre ouvimos falar da necessidade de manutenção, tanto de aparelhos eletrônicos, como das estruturas das construções, entre várias outras. O desgaste é previsível, tanto no que se refere ao mundo natural quanto nas obras criadas pelos homens, pois a ação do tempo é implacável.

Há uma preocupação geral com a segurança, com a prevenção de acidentes e, quando algo errado acontece, é preciso saber se houve falha no sistema de manutenção. Nesse processo, é urgente a necessidade de reparos, de reposições, de mudanças, sempre com o objetivo de melhorar o desempenho, de aperfeiçoar, ou pelo menos, de conservar o “status quo”. Sem isso, certamente haveria muito prejuízo, não apenas financeiro.

E quanto à vida em geral? Não existirá um desleixo da nossa parte? Poucos procuram detectar falhas no próprio comportamento, pois é bem mais fácil culpar ou julgar os outros.

Necessitamos, sim, de manutenção em vários setores, desde a saúde, a vida profissional, até os relacionamentos, que  muitos consideram via de mão única. Qualquer desgaste ou mau funcionamento merece atenção. É preciso restauração, humildade e perdão. E, se quisermos desfrutar a verdadeira paz, não nos esqueçamos de manter acesa a chama da fé, pela leitura da Palavra, pelo louvor e pela oração. Isso mesmo: manutenção, sempre! Sem esquecer que, para obter resultado, faz-se necessária uma pausa para reflexão, análise e, às vezes, até pedido de ajuda para quem é especialista… E disciplina, foco, volta às práticas do que funcionava tão bem em outras épocas…

Senhor, precisamos de manutenção! Olha para nós, sonda o nosso coração, faz-nos conscientes daquilo que está prejudicando, ou mesmo impedindo nossa comunhão contigo e com o próximo. Dá-nos mais humildade, mais apego aos teus ensinos, essenciais para termos aquela prometida paz que excede todo o entendimento.

Assim, quem sabe, poderemos, afirmar, como o apóstolo Paulo, no final da sua jornada: “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé .” (II Timóteo 4: 7)

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.