Cotidiano

Dez dedos de gratidão

Written by Zeneide

Um artigo da revista Claudia , intitulado “10 ideias para mudar sua vida”, despertou meu interesse.

Nele, o psicólogo clínico Mark Williams sugere o exercício “Dez dedos de gratidão”, que consiste em contar nas mãos dez coisas pelas quais se sente grato. “Às vezes não é fácil, mas esse é o  ponto: você se obriga a prestar atenção em coisas pequenas, muitas vezes despercebidas pelas quais passou no dia.”

Gostei muito da sugestão, pois é óbvio que somos desatentos demais, insatisfeitos demais, ingratos demais…

Interessante também a citação da prática de alguns jovens em processo de libertação de drogas: um manda e-mail ou mensagem para outra pessoa na mesma condição, somente mencionando três motivos de gratidão daquele dia. Quem recebe a mensagem retorna, enviando também seus três motivos.

Não temos o hábito de agradecer. Preferimos nos lamentar, reclamar, murmurar. Entretanto, sabemos que a gratidão faz bem para nós mesmos e que Deus se agrada de corações agradecidos. Como comentei em outro texto, ninguém precisa ensinar os filhos a pedir, pois eles já nascem sabendo… mas, gratidão se ensina com exemplos.

” Sete vezes no dia te louvo…” – diz o salmista (Salmo 119:164)  E nós, quantas vezes o louvamos com coração grato?

Quanto a mim, já coloquei em prática o exercício e hoje estou profundamente agradecida por tantas coisas que os dedos das mãos e os dos pés não serão suficientes para enumerar todas as bênçãos.

Experimente também!

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.