Cotidiano

No silêncio tu estás

Written by Zeneide

 

Sabe aquele alívio que chega quando a torneira irritante para de pingar ou quando cessa o barulho ensurdecedor de uma moto?

Nesses momentos, o silêncio é tão bem-vindo… produz uma paz indescritível, não é verdade?

Vivemos no meio de ruídos e alguns se tornam tão habituais que quase nem percebemos, como o funcionamento da geladeira, por exemplo. Mesmo na zona rural, onde os ouvidos descansam dos sons do trânsito, há outros, muito mais agradáveis, como o gorjear dos pássaros, o canto do galo, o zumbido dos insetos…

Silêncio é bom para restaurar até o equilíbrio emocional. Que o digam os professores da pré-escola… Uma amiga disse que nos primeiros tempos em que lecionava para os pequeninos, não conseguia dormir logo porque à noite ainda parecia ouvir os risos e as falas dos aluninhos. Quem trabalha com serras elétricas ou britadeiras deve ansiar muito pelo final do dia.

Silêncio é necessário para muitas atividades. Não sei como alguém pode se concentrar para ler, estudar ou fazer cálculos com a TV ou rádio ligados. Ou melhor, os jovens sabem, pois fazem isso desde pequenos. Mas será que a concentração é perfeita?

Silêncio também é extremamente recomendável em situações de estresse, cabeça quente ou durante discussões estéreis. Nada como fechar a boca em vez de responder mal, irritar ou ofender.“Na dúvida, escolha o silêncio… Ele incomoda, chateia, irrita, não gasta suas energias e, ainda por cima, preserva sua imagem”

Creio que Deus está em toda parte, portanto pode ser invocado mesmo na ocorrência de estrondos, trovões ou explosões. Mas está no silêncio também:

“Eu te busco, te procuro ó Deus
No silêncio tu estás
Eu te busco, toda hora espero em Ti, revela-Te a mim
Conhecer-Te eu quero mais”

Precisamos, sim, fazer silêncio, baixar o tom do nosso eu, sempre tão inflado, para perceber a voz do Senhor. Como é possível ouvi-lo se não paramos de falar, de reclamar, de murmurar?

Com certeza Ele aproveitará esse momento para nos revelar seu projeto de amor para nossas vidas!

 

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

2 Comments

  • Excelente, oportuno, educativo, temos aqueles que passam na rua, que moram perto ou trabalham que sabem o valor do silêncio. Saul

  • Obrigada pelo comentário! Que tenhamos sabedoria para silenciar nas horas certas…