Lições

Cenoura, ovo ou café?

Written by Zeneide

Uma filha se queixou ao pai sobre sua vida e de como as coisas estavam difíceis.

Ela não sabia mais o que fazer e queria desistir, estava cansada de lutar, sem nenhum resultado.

Seu pai, chefe de cozinha, levou-a ao seu local de trabalho. Ali encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto.

Em uma colocou cenouras, em outra ovos e na última pó de café. Deixou que tudo fervesse, sem uma palavra; só olhava e sorria para a filha que esperava, suspirando impaciente.

Vinte minutos depois, apagou o fogo, tirou os ovos, a cenoura e o café, colocou-os em um recipiente e perguntou:

– Querida, o que vê?

– Ovos, cenouras e café!

Pediu para experimentá-los e ela obedeceu. As cenouras estavam macias, o ovo endurecera e o café tinha um gosto delicioso. Surpreendida e intrigada ela perguntou:

– Que isso significa, pai?

Ele explicou que cada um havia passado pela mesma adversidade: água fervendo; só que reagiram de maneiras diferentes.

  • A cenoura entrara na água forte, firme e inflexível, mas depois de ter sido submetida à fervura, amolecera e se tornara frágil.
  • Os ovos haviam entrado na água frágeis; sua casca fina havia protegido seu líquido interior, mas depois da fervura, seu interior se tornou endurecido.
  • O pó de café, contudo, era incomparável; depois da fervura ele havia mudado a água.

Qual dos três elementos é você? Quando a adversidade bate a sua porta, como você responde?

Como a cenoura que parece forte, mas com a dor e a adversidade murcha e enfraquece?

Como o ovo, que começa com um coração maleável, com um espírito fluido, mas depois de algo, como a morte, a separação, doença ou demissão, você se torna mais difícil, duro? Sua casca parece a mesma, mas por dentro está amargo e obstinado, com o coração duro e o espírito inflexível?

Ou será como o pó de café, que muda a água fervente, o elemento que lhe causa a dor?  Quando a água chega ao ponto máximo de sua fervura ele consegue o máximo de seu sabor e aroma.

Minha oração:

Que Deus o faça como o pó de café ; que, quando as coisas ficarem ruins, difíceis, você possa reagir de forma positiva e se torne melhor, sem se deixar vencer pelas circunstâncias, fazendo com que as coisas em torno de você também melhorem!

Que diante da adversidade da vida exista sempre uma luz que ilumine seu caminho e o das pessoas que o rodeiam. Que possa sempre espalhar e irradiar, com sua força, otimismo e alegria o “doce aroma do café”, esse cheiro agradável e inigualável que só você sabe transmitir.

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.