Cotidiano

Você sabe com quem está falando?

Written by Zeneide


 

“Carteirada é uma situação em que se busca vantagem ou privilégio em razão de seu cargo, profissão, condição financeira ou social.”

Nessas ocasiões, é comum o emprego da frase arrogante e prepotente: “Você sabe com quem está falando?” com a intenção de intimidar alguém ou de levá-lo a atender seja lá o que for por medo da “autoridade”.

Nas situações difíceis, quando não é possível ter acesso a quem pode resolvê-las, costuma-se apelar para alguém próximo: um parente ou amigo para intermediar. E quem nunca dependeu da influência de uma pessoa poderosa para solucionar algo urgente e necessário?

Isso me veio à mente quando estava refletindo sobre oração. Como sabemos, a oração deve ser dirigida a Deus e dela devem constar adoração, louvor, gratidão, confissão e súplica. Entretanto, na maioria das vezes começamos e terminamos com pedidos. E como sabemos fazer isso!

Há situações tão terríveis e desesperadoras, quando se fala: “Agora, só Deus!” Será que é isso mesmo? Creio que não. Deus não deveria ser nossa última opção, mas sim a primeira.

Está difícil? Não vemos saída? É hora, sim, de orar. Se não for com toda fé, pelo menos, ao verbalizar o problema, a pessoa já se sente melhor e esse desabafo pode fazê-la enxergar tudo com maior clareza. Mas, será que precisaremos ouvir do próprio Senhor:

– Você sabe com quem está falando?

Ah! Como seria bom se tivéssemos a plena consciência sobre o Ser a quem nos dirigimos! Não é nenhum secretário ou assessor, mas Deus todo-poderoso, o único vivo e verdadeiro, acessível aos que o invocam, aquele que tudo pode e sabe todas as coisas. Sabe, portanto, quem somos e do que precisamos.

O apóstolo Paulo tinha essa consciência, a ponto de afirmar com convicção:

“Porque eu sei em quem tenho crido e estou bem certo de que é poderoso…”

E você, quando ora, sabe com quem está falando?

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

2 Comments