Cotidiano

Identidade

Written by Zeneide

 

Quem já confundiu uma pessoa com outra ou foi confundido por alguém levante a mão! EU!!

Quando adolescente, em Itapetininga, um carro passou por mim e o motorista, todo alegre: ” Oi, tudo bem?”  Não sabia quem era. O sinal estava fechado e, quando me aproximei, vi que havia várias pessoas e todas acenaram para mim. O sinal abriu e o carro se foi, não antes que o rapaz gritasse : “À tarde damos uma chegada lá!”  Contei para minha mãe e ela, toda preocupada, fez até um bolo para esperar as visitas. “Mas você não sabe quem é? Devem ser os primos de Capão Bonito e você não reconheceu…”

Se estivesse viva, estaria até hoje esperando as tais visitas…

Uma amiga me contou que, numa viagem que fez com o marido para o Nordeste, quando pararam num posto, um caminhoneiro a apontou e disse para o outro : ” Olhe! Não é aquela prostituta lá do Recife?”  Ela gelou, de medo que o marido, baixinho e invocado, tivesse ouvido.

Muitos me acham parecida com a Zeni, minha irmã. Sempre me perguntam sobre a saúde do pastor Sérgio, meu cunhado, e lhe mandam abraços. Não pareço com a outra irmã, a Zenildes, mas talvez pela semelhança do nome, ainda nos confundem muito, apesar de todo o tempo que nos conhecem. Outro dia mesmo recebi um e-mail que deveria ser dirigido a ela. Uma vez mandei um presente de despedida a um casal de pastores  e, um ano depois encontrei a esposa dele, que me pediu para agradecer a minha irmã pela lembrança…  Isso para não falar da minha cirurgia, há poucos anos. Como é costume, publicam-se no Boletim semanal da igreja os nomes das pessoas que necessitam especialmente de oração. Pois bem, oraram pela minha irmã, já que, mais uma vez ,confundiram nossos nomes.

Mas Deus me abençoou assim mesmo, pois é onisciente. Ele conhece nossa identidade, sem nenhum teste de DNA:

“Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste…” (Salmo 139: 13-14). E mais : “Sabei que o Senhor é Deus, foi ele que nos fez e dele somos, somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio” (Salmo 100:3 ).

Glória a Deus!

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

4 Comments

  • Quando vou nas igrejas do nosso Presbitério, todas as pessoas vem perguntar do Pastor Sérgio p/ mim. Até os pastores amigos dele… pessoas que eu nem conheço… ahahah.
    Quanto à sua cirurgia, as pessoas da igreja oraram por mim, e vinham me perguntar o que eu tinha, eu respondia, nada, mas podem continuar orando por nós duas… ahahahah. Sei que Deus é Onisciente, mas também fui abençoada c/ a sua cirurgia…

  • Será que isso vai acontecer até quando ficarmos BEM velhinhas?
    Mas, como disse, o importante é que nossa identidade é conhecida por Deus. Beijo.

  • De vez em quando ,algumas pessoas confundem meu nome com de outra pessoa e também diz que pareço com alguém que conhecem, mas o nosso nome e nossa identidade é conhecida por Deus, linda crônica, Deus te abençôe, bjs.

    • Grande bênção saber que somos conhecidos pelo nome e que Deus nunca nos confunde, não é? Que Ele te abençoe também! Beijo.