Cotidiano

Ninho Vazio

ninho vazio

Por: Zeneide Ribeiro de Santana

Sabemos que as aves constroem ninhos, neles põem os ovos, que abrigam com seu calor,  protegendo-os até que nascem os filhotes. Aí, alimentam-nos, às vezes auxiliadas pelo macho, num trabalho incansável: trazem-lhes a comida no bico, atendendo ao seu piar contínuo. À medida que eles vão crescendo e adquirindo plumagem, também se movimentam melhor e não querem mais ficar no ninho. Que faz, então, a mãe? Oferece-lhes lições de voo! Acompanha-os aos lugares apropriados e incentiva-os até que os vê perder o medo e se lançar no espaço, primeiro desajeitadamente, depois com toda confiança, a enfrentar desafios no azul do céu. Pronto!  Lá se vão eles, deixando a mãe sozinha, ciente do dever cumprido.

E não somos assim como as aves? Não agimos da mesma forma, dispensando nossos melhores cuidados aos filhos, para depois vê-los alçar voo e seguir seu caminho?

Muito apropriado o termo “síndrome do ninho vazio”, aplicado a essa situação. A casa parece ter mesmo  ficado surda e muda. Inusitada, incômoda a sensação de se sentir órfã dos próprios filhos. E triste também! Muito.

Mas, reagir a esse sentimento é preciso. É hora de racionalizar, de reorganizar a vida, de buscar alternativas, de rejeitar qualquer proximidade da depressão. Nada acabou. Agora haverá mais tempo para o lazer, para o voluntariado, para novos projetos de vida. Além disso – o mais importante – sempre é tempo de orar, de agradecer e de  suplicar a Deus suas bênçãos para sobre eles, para que tenham sabedoria e discernimento para conduzir sua vida e também para prover e educar seus próprios filhos.

“Se ando em meio à tribulação, tu me refazes a vida“. (Salmo138:7)

É isso: vamos refazer a vida. Que assim Deus nos ajude.

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

6 Comments

  • Ze, linda crônica, quando sentimos o nosso ninho vazio, hum! dá um grande vazio no coração posso dizer que dói, mais a medida que o tempo passa vamos preenchendo esse vazio com novos projetos e sempre de joelhos em oração para que Deus os conduza nas suas decisões , e que as bençãos do Senhor seja sobre suas vidas. Bjs.

  • Obrigada! É preciso superar mesmo e Deus nos ajuda a cada momento. Que ele te abençoe sempre também. Beijo.

  • Nossa tia, lindas palavras. Eu acrescentaria q as vezes para alfuns casais de passarinho e tempo de se redescobrir, sair do ninho e provar de voos que nao eram possiveis quando se tinha a quem vigiar, agora passaros enamorados podem alcar voos porque os filhotes ja voam sozinhos, mas voltam com seus proprios filhotes para visitar e aprender sempre.

  • Obrigada! Concordo.Realmente a vida consiste num aprendizado constante.Diz um provérbio que a gente começa a envelhecer quando deixa de aprender. Beijo.

  • amei , é bem assim mesmo , as mães acham que os filhos nunca podem voar , tem que estar sempre embaixo de suas asas , mas não é essa a realidade , a gente tem que ensinar eles a caminhar mostrar as direções e entregar pra DEUS …..ele cuida

    • Pura verdade, Marlene! Que segurança poder confiar no cuidado divino! Beijo.