Lições

Ocasião especial

Written by Zeneide

 

 

Transcrevo este texto, de autor desconhecido, para nossa reflexão:

                                         Aproveite Cada Momento

Um amigo meu abriu a gaveta da cômoda de sua esposa e pegou um pequeno pacote embrulhado com papel de seda: “Isto —disse ele — não é um simples pacote.”

Tirou o papel que o envolvia e observou a bonita seda e caixa.

“Ela comprou isto na primeira vez que fomos a Nova York, há uns 8 ou 9 anos. Nunca o usou. Estava guardando-o para uma ocasião especial. Bem, creio que esta é a ocasião.”

Aproximou-se da cama e colocou a prenda junto com as outras roupas que ia levar para a funerária. Sua esposa tinha acabado de morrer. Virando-se para mim, disse: “Não guarde nada para uma ocasião especial. Cada dia que se vive é uma ocasião especial”.

 

Ainda estou pensando nestas palavras que mudaram minha vida. Agora estou lendo mais e limpando menos.

Sento-me no terraço e admiro a vista sem preocupar-me com as pragas, fico mais tempo com minha família e menos tempo no trabalho. Compreendi que a vida deve ser uma fonte de experiências a desfrutar, não para sobreviver. Já não guardo nada. Uso meus copos de cristal todos os dias. Coloco uma roupa nova para ir ao supermercado, se me dá vontade. Já não guardo meu melhor perfume para ocasiões especiais, uso-o quando tenho vontade. As frases “algum dia…” e “qualquer dia…” estão desaparecendo de meu vocabulário.

Se vale a pena ver, escutar ou fazer, quero ver, escutar ou fazer agora. Não estou certo do que teria feito a esposa de meu amigo se soubesse que não estaria aqui para a próxima manhã que todos nós ignoramos. Creio que teria chamado seus familiares e amigos mais próximos.

Talvez chamasse alguns amigos antigos para desculpar-se e fazer as pazes por possíveis desgostos do passado. Gosto de pensar que teria ido comer comida chinesa, sua favorita. São essas pequenas coisas deixadas por fazer que me fariam desgostoso se eu soubesse que minhas horas estão  limitadas. Desgostoso, porque deixaria de ver amigos com quem iria encontrar… cartas que pensava escrever “qualquer dia destes”. Desgostoso e triste, porque não disse a meus irmãos e meus filhos, com suficiente frequência, que os amo. Agora, trato de não atrasar, adiar ou guardar nada que traria risos e alegria para nossas vidas. E a cada manhã, digo a mim mesmo que este será um dia especial. Cada dia, cada hora, cada minuto é especial.

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

8 Comments

  • Oi Zeneide, gostei muito desta cronica. Realmente devemos viver cada dia como s
    e ‘nao houvesse amanha.Parabens por todas as sua cronicas, sao muito edificantes.Bjs

  • Obrigada, Ana! Este texto serviu muito para mim também, pois nem sempre nos lembramos dessas verdades. Beijo.

  • oi, querida amiga! Estou longe de tingir o nível da pessoa que escreveu esta crônica, mas desde a partida do Eric houve uma profunda mudança em minha alma: se quero algo e posso comprá-lo, não deixo para depois e procuro usá-lo sempre…. Se quero dar algo, procedo do mesmo modo, pois a vida é muita rápida e precisamos aproveitá-la , no bom sentido….

  • Aprendi isso quando minha mãe partiu e deixou tantos presentes que havia ganhado ainda em suas caixas… O texto fez-me recordar o propósito que já estava esquecendo… Tudo passa rapidamente mesmo.Carpe diem! Beijo.

  • Oi Ze linda crônica e com uma grande profundidade, quando passamos por um susto, podemos perceber que tudo pode mudar em um momento, pois devemos sempre usufruir das coisas boas que Deus nos dá, estar mais próximo de quem amamos e desfrutar dos presentes que ganhamos, não costumo guardar os presentes que ganho uso-os todos, grande beijo.

  • De fato, Marly, só quando passamos por esses momentos podemos avaliar a nossa fragilidade. Deus nos presenteia sempre e nem sempre desfrutamos essas dádivas. Que ele te abençoe muito! Beijo.

  • Olá Zeneide! Que linda lição! Obrigada por compartilhar com todos nós as suas observações e reflexões. Deus a abençoe e lhe conceda muita disposição. Bjo.

  • Eu é que agradeço, Marisa.Realmente essa é uma boa lição, para reavaliar nossas atitudes. Deus abençoe você também. Beijo.