Recordações

Contemplar

Written by Zeneide

Contemplar significa olhar com muita atenção e cuidado, admirar, analisar, e também atribuir consideração e reconhecimento a alguém.

“A consciência é a faculdade que o homem tem de contemplar quanto se passa no seu íntimo, assistir à própria existência, ser, por assim dizer, espectador de si próprio”. (François Guizot)

Numa noite, quando a lua cheia oferecia seu show de magia e encantamento, cheguei à escola pensando em como era raro aquele espetáculo na cidade grande. As pessoas que voltavam apressadamente para casa depois de um dia de trabalho extenuante, com certeza não estavam com disposição para contemplar o céu e muito menos para filosofar…

Minha segunda aula era para uma turma do Ensino Médio, em que lecionava Técnicas de Redação. Fiz a chamada, convidei os alunos a pegar caderno e caneta e todos nos dirigimos ao pátio. Era um colégio novo, em Santo André, com um bom espaço no fundo do terreno, onde havia árvores e bancos.

Pedi que observassem a noite, o luar e depois fechassem os olhos para registrar os sons. Em seguida, deveriam escrever suas impressões sobre o que viram, ouviram e pensaram. Sentei-me e fiz o mesmo.

Passado algum tempo, voltamos para a sala e ouvimos vários relatos: boas reflexões, poemas, orações e uma piada com a música “A barata da vizinha”, que tocavam ali perto. Houve até um aluno que confessou sua “fuga”. Acreditam que o danado pulou o muro  sem ser visto e tomou uma cerveja no bar da esquina?  Retornou pouco antes de acabar o exercício, sem que ninguém percebesse…

Foi uma excelente experiência para mim também. Pude observar aqueles adolescentes impregnados de sonhos, enquanto pensava que, realmente,”os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos”. 

Orei por aquelas vidas e hoje, recordando, me pergunto onde andarão aqueles jovens e o que fizeram dos seus sonhos. Que o Senhor os abençoe onde quer que estejam!

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

2 Comments

  • Já algum tempo visito este blog e acho maravilhoso e a postagem de hj me encorajou a deixar meu comentário.

    Todos os dias Deus nos presenteia com Sua criação, mas muitos de nós infelizmente não damos muito crédito a isso. Fiquei emocionada com penúltimo parágrafo -“Pude observar aqueles adolescentes impregnados de sonhos, enquanto pensava que, realmente,”os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos”.-
    Confesso que meus olhos se encheram de lágrimas ao ler e lembre-me de que podemos e devemos servir à Deus glorificá-lo em nosso dia a dia e nas coisas mais simples em nossos deveres diários.
    Que Deus proporcione a Sra outras oportunidades de mostrar Deus através de seu trabalho para seus alunos e que assim como hj você possa compartilhar conosco este experiencia.

    Fique na paz
    Irene

    • Muito obrigada pelo seu comentário! Muito bom saber que você acompanha meus posts e também compartilha dos meus sentimentos em relação ao que Deus nos presenteia. Só podemos mesmo agradecer por sua graça e misericórdia. Deus abençoe sua vida, Irene ! Grande abraço.