Cotidiano Lições

Bondade

Written by Zeneide

Eles sentaram em lados opostos da sala, um homem e uma mulher, lançando ofertas para comprar um cachorrinho adorável num leilão escolar. Outros saíram, mas essa dupla não. Vai e volta até que haviam aumentado o valor em alguns milhares de dólares. Isso era como as finais de tênis em Wimbledon, e nenhum jogador se afastava da rede! Finalmente o homem cedeu e não apostou mais. Dá lhe uma, dá lhe duas, dá lhe três. Vendido! Sabe o que ela fez? Em meio aos aplausos, a mulher atravessou o salão e presenteou o cachorrinho à concorrência.
Imagine se você fizesse isso com a concorrência. Com seu inimigo. Com o chefe que lhe demitiu. Imagine se você os surpreendesse com bondade? Fácil? Claro que não. Mas a misericórdia é o gesto mais profundo da bondade. Paulo liga os dois em Efésios 4:32: “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.
 Devocional Diário  (Max Lucado).
Talvez muitos classificassem o gesto da mulher como incoerência, ou exibicionismo de quem quer “aparecer”. Talvez achassem que ela nem gostasse de animais… Afinal, somos todos tão ligeiros para julgar as ações alheias. Prefiro pensar no altruísmo, naquele que tenta se colocar no lugar do outro, naquele que age com empatia, se perguntando como o outro se sentiria naquela situação. Não foi o que Cristo recomendou? “Fazei aos outros o que quereis que vos façam”? Concordo inteiramente com a frase de Cora Coralina, tão bela e verdadeira

Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça. Digo o que penso, com esperança. Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor. Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende”

Se não sabemos ou andamos meio esquecidos, vamos aprender um pouco de bondade a cada dia? Começando hoje, começando agora! Um, dois, três e…já!!!

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.