Lições

Emanuel : Deus conosco

Written by Zeneide

 

 

Quando o anjo visitou a Virgem Maria e deu-lhe a notícia de que ela seria a mãe do Salvador, depois do susto inicial – justificado – ela se alegrou muito, considerando-se mesmo bem-aventurada, conforme a palavras do Mensageiro. Outra boa nova importante, relacionada à primeira, referia-se ao nome: o menino seria chamado Emanuel, que quer dizer Deus Conosco.

Tenho meditado no profundo significado desse nome. Natal, portanto, não é apenas a celebração do nascimento do menino Jesus, que, às vezes, parece eternizado nas pinturas e nas imagens como uma criança adorável. Não! Esse bebê cresceu em todos os sentidos, tornou-se a forma visível de Deus, aquele que vivenciou de fato todo o amor encarnado em forma de compaixão e de serviço ao próximo. Mais ainda: doou-se pela humanidade, como garantia de vida eterna para os que nele creem.

Sim, Emanuel – Deus conosco – desde a manjedoura, passando pela cruz – companhia que perdura na vida dos que o recebem como Senhor e Salvador. Presença constante no cotidiano, nas atividades rotineiras, nas horas alegres, nas conquistas, nas lutas diárias, nos momentos de angústia e de dor… Essa sua disponibilidade é realmente fascinante!

Que neste Natal e em todos os nossos dias possamos sentir alegria e gratidão por essa presença bendita, que tem o poder de  nos alegrar, advertir e acalentar sempre.

É Natal! Veio ao mundo Emanuel -o  Deus Conosco, aquele que nos ama e que nos mandou anunciar sua mensagem de salvação, com a promessa “Eis que estarei com vocês até a consumação dos séculos.” 

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

2 Comments

  • Belíssima mensagem, Zeneide! Continue a escrever coisas tão lindas e importantes! Deus a abençoe sempre é a inspire. Posso usar esta mensagem sábado num culto que farei num sítio em Ibiúna? Abraço.

    • Muitíssimo obrigada, rev. Eliseu! Claro que pode usar esse ou qualquer outro texto. Será grande honra para mim. Escrever é uma forma de testemunhar o imenso amor de Deus, mesmo em meio às turbulências. Agradeço o carinho e envio um abraço a toda sua família.