Cotidiano Recordações

Escombros

Written by Zeneide

 

Acho escombro uma palavra desagradável, feia mesmo, pela sonoridade e pelo significado.

São frequentes as notícias sobre desabamentos de construções, prédios antigos, minas, moradias em área de risco. Situações tristes, quando a prioridade é remover cuidadosamente os escombros para tentar encontrar sobreviventes ou, infelizmente, vítimas fatais.

Imagino a dor e a angústia dos que acompanham esse trabalho, a aflição e a esperança se alternando, enquanto aguardam a prestação de socorro. Para não falar do suplício da espera.

Quando o resgate é possível, como aconteceu em 2010, com os 33 mineiros do Chile que foram salvos depois de mais de dois meses presos a quase setecentos metros abaixo da superfície, a comoção é geral.  As pessoas em quase todo o mundo puderam acompanhar o salvamento ao vivo e todos pudemos respirar com alívio, como se eles fossem nossos amigos íntimos.

Tempos atrás, fomos impactados com o desabamento de uma loja em construção, em São Paulo. Ouvi o testemunho de um bombeiro dizendo que haviam encontrado um trabalhador vivo dois andares abaixo de onde estava e isso foi possível porque a pessoa soterrada tinha um celular e conseguiu guiá-lo para  executar o resgate.”Você está perto de mim” – disse. Talvez isso tivesse sido impossível anos atrás.  Impotentes, nosso recurso é a oração pelos que estão sofrendo tanto.

Porém há outras espécies de desabamento. “A casa caiu” –  é uma frase recorrente em diferentes ocasiões, para se referir a situações desastrosas.

Se, pelas circunstâncias da vida, nos virmos soterrados por luto, dores, angústias, culpas ou mágoas, vamos nos lembrar de que temos acesso a um canal de comunicação sempre aberto, pelo qual podemos pedir socorro Àquele que tem todo o poder de tirar-nos dos escombros e levar-nos para o abrigo seguro do seu grande amor.

Mais ainda: Deus pode livrar-nos de traumas antigos, talvez originados na infância, responsáveis por perturbações e tristezas até hoje, também pode fazer-nos ressurgir em novidade de vida, restaurados e prontos para desfrutar sua maravilhosa paz.

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.