Cotidiano

“Cesse tudo que a musa antiga canta…”

Written by Zeneide

 

“Cessem do sábio Grego e do Troiano
As navegações grandes que fizeram;
Cale-se de Alexandre e de Trajano
A fama das vitórias que tiveram;
Que eu canto o peito ilustre Lusitano,
A quem Neptuno e Marte obedeceram.
Cesse tudo o que a Musa antiga canta,
Que outro valor mais alto se alevanta.”

 

No célebre poema “Os Lusíadas”, Camões narra a viagem em que Vasco da Gama descobre o caminho marítimo para as Índias. Na terceira estrofe, os versos inflamados “Cesse tudo que a Musa antiga canta/ Que outro valor mais alto se alevanta” referem-se à superioridade dos feitos portugueses sobre todos os outros cantados na Antiguidade, ajudados pela Musa, entidade mitológica que inspirava escritores. Significam que tudo que foi escrito antes deveria ser esquecido porque agora ele iria falar de algo realmente importante.

Quantas vezes, no decorrer da vida efervescente, somos atingidos por algum fato inesperado, uma surpresa sem precedentes ou alguma notícia que abala nossa estrutura! Seja o que for que esteja nos ocupando ou preocupando nesse momento, as prioridades mudam, de supetão.

Para tudo!!! O preparo da comida, ou do relatório, ou do conserto, ou seja lá o que for – tão urgente e necessário – deixa de ter a menor importância. A prioridade agora é outra! Tudo perde a vez diante do fato novo…

De repente, todas as coisas parecem irrelevantes. Deixamos de comer, podemos não concluir um trabalho sem a menor culpa, pois temos algo muito mais importante para cuidar. O resto é … o resto!

Entretanto uma recomendação extremamente prioritária nos foi dada há muito mais tempo:  Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6:33)

“Cesse tudo o que a Musa antiga canta/ Que outro valor mais alto se alevanta.”

Qual é esse valor mais alto? – O reino de Deus e a sua justiça.

E o que essa Musa antiga anda cantarolando em nossos ouvidos? Ansiedade, pressa, materialismo, consumismo, vantagens, status, projeção social?

Ah, de se buscássemos a prioridade… Qual é a prioridade mesmo???

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

3 Comments