Cotidiano Lições

O aprendiz que não queria aprender

Written by Zeneide

Um sábio conduz seu aprendiz pela floresta. Embora mais velho, caminha com agilidade, enquanto o rapaz escorrega e cai a todo instante.

O aprendiz blasfema, levanta-se, cospe no chão traiçoeiro, e continua a acompanhar seu mestre.

Depois de uma longa caminhada, sem nada dizer, o sábio dá meia volta e começa a viagem de volta.

– Você não me ensinou nada hoje, diz o aprendiz, logo após levar mais um tombo.

– Ensinei sim, mas parece que você não quer aprender, responde o sábio. Estou tentando lhe ensinar como se lida com os erros da vida.

– E como se lida com eles?

– Como deveria lidar com seus tombos, responde o sábio. Em vez de ficar praguejando o tempo todo, procure descobrir o que está te fazendo escorregar e cair.

                                                                Fonte: Blog do Fernando
                                                               ………………………………………………………………………………………………….
Interessante a frase de Nelson Mandela: “Eu nunca perco. Ou eu ganho, ou aprendo!
Na verdade, se cada problema, cada dificuldade ou cada queda forem encarados como oportunidades para aprender, sempre estaremos em vantagem. Lições importantes nos esperam nas curvas e nos barrancos dos caminhos que trilhamos. No mínimo, ficaremos esclarecidos quanto aos obstáculos a transpor ou  perigos a contornar. Se estivermos atentos, não precisaremos cometer o mesmo erro por vezes seguidas…
Só não erra quem não faz! É preciso ter ousadia para aceitar os desafios, mas também é necessário ter coragem para admitir os enganos e tentar corrigi-los a tempo.
Se somos todos aprendizes nesta vida, tenhamos atitudes positivas diante dos tombos! “Opa, caiu, levanta! Se não machucou, não arranhou, caiu, levanta!”- diz a letra da música infantil. De fato, reclamar, choramingar, desanimar, tudo isso é muito pior.
Que Deus nos ajude a ter disponibilidade para aprender em todas as circunstâncias, mesmo que os tombos nos surpreendam e tentem abalar nossa estrutura!

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.