Cotidiano Esperança

Palavra do ano

Written by Zeneide

Tornou-se um hábito os dicionários elegerem uma palavra para representar o que marcou o ano como um todo. Neste final do ano, o dicionário Oxford cravou: a palavra de 2018 é “tóxico”.  Para o famoso dicionário online Dictionary.com, a palavra do ano é “informação errada” (misinformation), fazendo referência ao ano das fake news.

Se pensarmos um pouco, nós também podemos encontrar uma palavra que resuma ou defina determinados anos da nossa vida particular ou familiar. Eu, por exemplo, já vivi o ano do ninho vazio, o do hospital, o do dentista, o da grande perda, o da saudade (que não acaba…) alguns deles  premiados com a bênção do nascimento dos netos, graças a Deus!

Muitos podem se lembrar do ano da formatura, do casamento, da viagem dos sonhos, da mudança, do acidente, do emprego novo, da separação, da chegada de um filho…

Normal também, ao fazer um balanço de final de um ciclo, traçar algumas metas, planejar atividades ou mudanças de hábitos para o novo período que se aproxima. Foi aí que me deparei com este lindo poema de Mário Quintana:

 Ano novo

Lá bem no alto do décimo segundo andar do ano
Vive uma louca chamada Esperança
E ela pensa que quando todas buzinas
Todos os tambores
Todos os reco-recos tocarem:
– Ó delicioso vôo!
Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada – outra vez criança
E em torno dela indagará o povo:
– Como é o teu nome, meninazinha dos olhos verdes?
E ela lhes dirá
( É preciso dizer-lhes tudo de novo )
Ela lhes dirá bem alto, para que não se esqueçam:
– O meu nome é ES – PE – RAN – ÇA …

 

Sim! Está decidido: a palavra para 2019 será ESPERANÇA!!!

…pois “aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças, voam alto como águias;   correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam. (Isaías 40: 30-31)

Que essa esperança nos acolha, nos embale e nos renove em todos os dias do Ano Novo!

 

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.