Lições

Preces

Written by Zeneide

 

 

Costumamos associar preces a pedidos, embora saibamos que toda comunicação com o Eterno deve abranger adoração, gratidão, confissão e súplica. A oração pode e deve ser feita em qualquer lugar e em qualquer situação, pois o que importa é a conexão com Deus, que é onipresente, onisciente e onipotente.Temos a convicção de que ele está em toda parte, sabe tudo e pode todas as coisas. O que ignoramos é se ele quer nos atender na hora que desejamos. Se cremos na sua infinita sabedoria, precisamos aprender a nos submeter à sua soberana vontade. Será que aquilo é conveniente para nós naquele momento?

Impressionante a oração de Jonas no ventre do peixe, no fundo do mar, ocasião estranha para se arrepender e se acertar com Deus. Comovente a atitude de Ana, que não se importou com o fato de o sacerdote julgá-la embriagada, quando se derramava em oração diante do Senhor, no desejo de ser mãe. E quando saiu de lá, seu semblante não estava mais triste…

Que dizer da oração do próprio Cristo, nos momentos que antecederam seu sacrifício na cruz? “Pai, se possível, passa de mim este cálice!”? Entretanto o filho de Deus teve seu pedido negado e submeteu-se à vontade do Pai, para cumprir sua missão salvadora.

Quando seus discípulos lhe pediram que os ensinasse a orar, deu-lhes a oração do Pai Nosso, modelo até hoje conhecido e repetido, às vezes mecanicamente, nem sempre compreendido no seu profundo significado.

Encerro transcrevendo duas preces. Uma centralizada no “eu”, um pedido natural de quem teme a solidão:

Senhor
Que eu não fique nunca
Como esse velho inglês
Aí do lado
Que dorme numa cadeira
À espera de visitas que não vêm  
(Oswald de Andrade)

Outra, centralizada no outro, num anseio por bênçãos compartilhadas:

Prece irlandesa

Que a estrada se abra à sua frente.
Que o vento sopre levemente em suas costas.
Que o sol brilhe morno e suave em sua face.
Que a chuva caia de mansinho em seus campos,
e até que nos encontremos de novo, 
que Deus lhe guarde nas palmas de Suas mãos.”

 

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

2 Comments

  • Seu texto é um testemunho do valor sublime do exercício de oração compartilhada. Cada escrito seu compartilha pensamentos e sentimentos solidários que expressam a vida plena de fé e esperanças e incentiva o desapego ao egoísmo! Parabéns!

    • Acredito mesmo em tudo que escrevo. Se, de fato , conseguir incentivar alguém à prática da solidariedade,o crédito é todo do Mestre que me inspira… Obrigada pela gentileza do seu comentário. Beijo.