Cotidiano

FOMO

fomo

Por: Zeneide Ribeiro de Santana

Li, nestes dias, sobre algo que anda perturbando muita gente: FOMO (Fear Of Missig Out que, traduzindo livremente, significa medo de estar perdendo alguma coisa).

Trata-se de um sentimento que inquieta os que se mantêm conectados às redes sociais o tempo todo, que consideram o celular uma extensão do próprio corpo, algo indispensável que, quando ausente, provoca profundo mal-estar.

Há casos em que se leva o celular embrulhado em plástico até no banho. Soube de uma empresária que consegue falar por dois celulares ao mesmo tempo. Difícil quando precisa ir ao banheiro com urgência, com os dois nas mãos. A mãe dela comentou: “Não sei porque ela insiste para eu ir visitá-la… Só para ficar olhando ela mexer no computador ou falar o tempo todo naquele aparelhinho de doido?”

Interessante a mania de quem posta tudo o que vai acontecendo num evento. Em tempo real, é possível acompanhar a cerimônia de um casamento, desde a entrada dos noivos até a recepção. São tantas fotos, que me pergunto: será que essa pessoa participou de tudo, curtiu a solenidade, emocionou-se com a união dos amigos? Ou esteve tão preocupada em publicar que não teve tempo de “viver” o momento?

Se o computador sofre pane ou perde o celular, quanta gente fica angustiada! A crise de abstinência se  instala bem depressa… E quando vê os posts das festas, viagens, férias com paisagens deslumbrantes, sente-se excluída, injustiçada. Nas redes sociais, todos são  lindos, bons, humanitários, divertem-se tanto, amam de verdade, publicam frases lindíssimas, exibem uma vida perfeita, enfim.

Se tudo isso for o alvo dos nosso anseios, se o mundo virtual nos afeta dessa forma, penso que é hora de refletir. E muito!

Há um mundo real a ser desvendado, pessoas que ainda conseguem falar olhando nos olhos, conectadas pela proximidade física, que sentem necessidade de desabafar, de abraçar…

Temos medo de estar perdendo alguma coisa ou estamos, de fato,  perdendo o contato com nosso próximo? Deus nos ajude!

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.