Cotidiano

Questão de tempo

Written by Zeneide

 

Por: Zeneide Ribeiro de Santana

Questão de tempo é nome de filme e também de uma música gravada por Sérgio Reis. Quando algo está na iminência de acontecer, é comum o uso da expressão ” é só uma questão de tempo”, que soa quase como uma profecia, que pode ser boa ou ruim.

Assim, casar-se, graduar-se, pós-graduar-se, ficar rico, curar-se, arrepender-se … questão de tempo! Da mesma forma, pode ser questão de tempo perder a paciência, ofender alguém, sofrer um acidente, receber má notícia, perder a vida…

Cada pessoa, conforme a situação que vive no momento, sente a passagem do tempo de um modo diferente. Na sala de espera de um centro cirúrgico, por exemplo, tudo estaciona, os ponteiros do relógio não se movem. Já numa festa, numa viagem agradável, nas férias, sentimos o tempo escoando rapidamente.

Quase nem percebemos quando nossos filhos deixam de ser bebês, vão à escola, tornam-se adolescentes, entram na faculdade e se casam,  tornando-nos avós…

No Salmo 90 lemos “Ensina-nos a contar nossos dia de tal maneira que alcancemos corações sábios”

Na verdade, precisamos usar proveitosamente o tempo, sem tanta correria (Isso é para mim!!!) Da mesma forma que o fruto, a partir da flor, demora meses para se formar, crescer e amadurecer, as fases da vida também transcorrem no seu próprio ritmo. Porém, queremos acelerar sempre, pular etapas, concluir rapidamente. Para quê?

Gosto do título do livro de Barry Steven: “Não apresse o rio – Ele corre sozinho” , em que compara o percurso do rio com a própria vida. Carlos Drummond de Andrade escreveu: “A vida necessita de pausas”. O poeta latino Horácio (a.C.) recomendou “Carpe diem” (aproveite o dia, no sentido de aproveitar ao máximo o agora, apreciar o presente).

Que possamos acatar bem esses conselhos. Dessa forma, alcançar a sabedoria será apenas uma questão de tempo.

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

2 Comments

  • Aprender a remir o tempo…. Será que um dia conseguirei aprender? Tenho tentado….

    • Essa é uma luta constante. Também tenho essa preocupação. Continuemos tentando…