Cotidiano

As lições do lápis

 

l4

 

Por: Zeneide Ribeiro de Santana

Vinha caminhando lenta e distraidamente, carregando algumas compras. Quando fui trocar as sacolas de uma mão para outra – como se isso diminuísse o peso delas! – parei na calçada, vazia àquela hora da manhã.

Então, vi o lápis no chão. Não um lápis qualquer, sujo, desgastado, sem ponta. Era reluzente, limpinho, sem uso. Peguei-o e vim pensando… Com certeza, alguém o perdeu, pois não iria descartar algo tão novo e bonito, como vocês podem ver na foto acima. Por que ele veio parar nas minhas mãos, oferecido, quase se atirando sobre mim? Não sei. Lembrei-me de quantos objetos desses segurei pela vida. Desde o primeiro na longínqua série inicial de alfabetização – motivo de orgulho – até os muitos que ensinei a segurar quando chegou a minha vez de alfabetizar.

Hoje, lápis parecem fora de moda, obsoletos. Quase não é mais preciso fazer rascunhos, pois os teclados dos computadores, mágicos, oferecem meios para correção instantânea…

Mas, lembrei-me também de uma história que circula na Internet, sobre um avô que explica ao neto as cinco lições do lápis. Aqui vai um resumo:

  1. O lápis precisa da mão para que escreva; nós precisamos de Deus que nos dirige.
  2. De vez em quando, o lápis precisa do apontador. Isso pode produzir sofrimento, mas vai deixá-lo melhor, mais apto. Todos nós precisamos de renovação.
  3. O lápis permite que usemos a borracha para apagar o que ele faz de errado. A correção é importante para o nosso crescimento.
  4. Assim como no lápis, o que realmente importa não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro dele. Nosso caráter é mais importante que nossa aparência.
  5. Ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, tudo que fizermos deixará traços e marcas nas vidas das pessoas. É nosso testemunho, bom ou mau.

Pois é! Simples objetos podem nos trazer boas lições!

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

4 Comments

  • Texto lindo e verdadeiro, como nossa vida às vezes linda e repleta de coisas e mts vezes dolorida,mas nosso Deus é fiel e está sempre no controle!!

    • Obrigada, querida! Muito bom saber que nosso Deus está sempre perto, à distância de uma oração. Que ele abençoe sua vida, sua casa e seus sonhos.

  • Que lindo Zeneide!!

    Tenho acompanhado suas Cronicas, mesmo que tao distante geograficamente… Sempre trazendo uma palavra de animo, conforto, incentivo, reflexao, aprendizagem!!!
    Que Deus possa continuar te abencoando e inspirando… que vc possa continuar granjeando este dom com toda esta dignidade ate o teu ultimo suspiro de vida!
    Um abraco afetuoso,
    Katia

    • Prima querida, a distância é apenas geográfica, ainda bem! Obrigada pela gentileza dos comentários. Também desejo que Deus a abençoe em todas as áreas da sua vida e que você tenha sempre motivos de gratidão. Retribuo seu abraço afetuoso.