Cotidiano

Antes e depois

Written by Zeneide

Sempre aparecem nas redes sociais fotos de pessoas que perderam peso por meio de dietas ou de cirurgias. Também nos programas de televisão, quando reformas de casas ou de carros são oferecidos, apresentam vídeos ou fotos do aspecto anterior, geralmente pobre e em condições deprimentes em contraste com a nova aparência, renovada, transformada e embelezada.

Na mesma linha, tanto na TV como nas revistas, é comum a propaganda de cosméticos e tinturas para cabelo, que oferecem a melhoria da aparência de mulheres que se submetem àquele tratamento.

Essas fotos de Antes e Depois causam diferentes reações: incredulidade, admiração e até inveja. Não seria uma montagem? Que maravilha! Eu também quero!

De fato, é impressionante a mudança pelas quais algumas pessoas passam. Em certos casos, ficam irreconhecíveis. Mas será que essa mudança é só exterior? Como fica o íntimo delas? Sem dúvida, a autoestima se eleva, mas talvez os traço de caráter nem se alterem.

Alguns casos de transformação citados nas Escrituras Sagradas:

– Ana, quando orou chorando no templo, pedindo um filho a Deus, saiu diferente de lá,  pois “seu semblante já não era o mesmo”

– O endemoninhado gadareno, que vivia nu nos sepulcros atormentado por uma legião de demônios, depois que Cristo o libertou deles, foi encontrado “assentado, vestido e em perfeito juízo”. 

– Cegos, surdos, mudos, paralíticos foram curados, após serem tocados pelo amor do Mestre. Até mortos ressuscitaram!

– Paulo, perseguidor dos cristãos, depois de encontrar-se com Cristo no caminho de Damasco, tornou-se pregador do Evangelho, anunciando-o a muita gente, em muitos lugares.

Percebemos que todos eles sofreram mudanças e em quase todos os casos, não apenas fisicamente. Estar na presença de Jesus causou neles um impacto tão significativo, que a transformação se deu também interiormente. Não eram mais os mesmos; com certeza,  suas atitudes devem ter se modificadas…

Deus nos ama, apesar de nossas falhas, Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente. É só ter um encontro real com Ele, que nosso Depois poderá ser muitíssimo melhor que o nosso Antes.

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.