Cotidiano Esperança

De força em força

Written by Zeneide

Você já caminhou por uma longa estrada, carregando algo pesado? Então, sabe bem sobre o cansaço, a falta de ar, a fraqueza nas pernas! Acrescente pedras no caminho, sol escaldante, nenhuma sombra à vista…

Uma boa estratégia – dizem – é olhar para trás e avaliar o quanto já percorremos. Falta muito, sim, mas já vencemos uma boa parte do trajeto. Então, depois de descansar um pouco, inspirar profundamente, soltar o ar bem devagar, temos condições de recomeçar.

Aí parece que uma leve porção de ânimo tende a nos mover e a nos impulsionar para que andemos melhor…

“Até aqui nos ajudou o Senhor!”– escreveu o salmista. A atitude de gratidão sempre ajuda e também serve para dificultar a da reclamação.

Lembro-me da avó Carolina, na sua infalível oração da manhã, agradecendo pelo repouso da noite e pedindo a Deus “nova força, novo ânimo , nova coragem” para o dia que se iniciava. Como isso marcou minha infância! Vi a minha mãe repetir essa prece por tanto tempo e agora sou eu que faço diariamente essa oração.

Mas, jovens também precisam ser reanimados, restaurados do estresse produzido pelo excesso de atividades, ou pelas lutas diárias, recheadas de compromissos e prazos implacáveis… Essa força de que necessitamos nem sempre é a física, pois esgotamento mental é mais frequente do que pensamos e isso em todas as idades. Infelizmente, é comum ver crianças pequenas sobrecarregadas de atividades insanas, geralmente impostas pelos próprios pais.

Estamos todos carentes de bom senso e de sabedoria para entender que “a vida necessita de pausas”, como  já disse Carlos Drummond de Andrade. E o convite do Mestre continua atual:“Vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei”.

Renova-nos, Senhor, com as tuas misericórdias, todas as manhãs, para sermos bem-aventurados e prosseguirmos pelos caminhos da vida de força em força, como registram as Escrituras Sagradas.

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.