Cotidiano Lições

Goles de misericórdia

Written by Zeneide

Há poucos dias me deparei com a página https://www.facebook.com/golesdeafetocamposnovos/” e tomei conhecimento de uma bela ação realizada por voluntários, desde 2015. Trata-se de um projeto que nasceu com a ideia de decorar garrafas, transformando-as em lindos vasos, com flores, acompanhados de mensagens alegres, otimistas, motivadoras. Essas garrafas são deixadas em diferentes lugares, espalhadas pela cidade, oferecidas a quem se interessar por elas.

O projeto já atingiu vários estados do Brasil. O resultado impressiona pelas reações das pessoas presenteadas, que vão da desconfiança, incredulidade até às lágrimas de emoção e gratidão. Não são poucos os posts nas redes sociais, com fotos e expressões de gratidão por esse gesto de carinho, ofertado a alguém desconhecido, sem espera de recompensa.

O título – Goles de afeto – me fez lembrar uma conversa virtual que tive com uma pessoa muito querida. Quando ela me contou sobre suas preocupações e ansiedades, eu, distante, sem poder abraçá-la, disse que iria orar por ela e terminei mais ou menos assim:

Procure descansar bem à noite e, amanhã cedo, tome uns bons goles da misericórdia do Senhor, que se renovam todas as manhãs sobre nossas vidas!     

Podemos todos nós aderir ao projeto “Goles de afeto”, se não com garrafas decoradas, por meio de outras formas generosas de alcançar pessoas desalentadas ao nosso redor, especialmente, neste tempo de pandemia, quando cansaço e impaciência se revezam tentando implodir nossa paz.

Devemos, sim, oferecer goles de afeto, mas para isso precisamos nos estabilizar emocionalmente, abraçar a gratidão e nos abastecer daqueles benditos goles de misericórdia que o bom Deus pode nos proporcionar liberalmente.

 

Foto do site http://onacional.com.br/

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.