Cotidiano

5, 4, 3, 2, 1…

Written by Zeneide

Sobre a regra dos 5 segundos, é bem conhecida e até lendária a história de, se alguma comida cair no chão e se você pegá-la em menos de 5 segundos, ela não fará mal. Entretanto, isso é desmentido pela ciência, pois bactérias se aderem ao alimento no exato momento em que ele cai.

Mas essa regra dos 5 segundos também está sendo indicada para a tomada de decisões e para evitar a procrastinação em várias situações do dia-a-dia.

Mel Robbins, autora do livro The Five Second Rule, recomenda que se deve agir imediatamente após ter uma ideia e, para isso usar a contagem regressiva. Por exemplo, se toca o despertador, devemos contar 5,4,3,2,1 e levantar em seguida, sem hesitação. Da mesma forma, se nos vem à mente a ideia de um projeto ou  atividade,  se fizermos essa contagem e agirmos imediatamente, haverá muitas chances de dar certo. Se deixarmos passar o tempo da contagem e não fizermos nada, matamos a tal ideia.

Ouvi a palestra dela (TED) e concordei em vários pontos, pensando em quantas coisas passam por nossa cabeça e a gente afasta, deixa para depois, para quando tiver tempo, se aposentar, não estiver tão frio… A verdade é que nunca mais retornamos à ideia inicial. Somos bons procrastinadores, de fato. Ou matadores, mesmo.

Ninguém nega a importância e mesmo a necessidade da oração. Muito difícil alguém afirmar que nunca precisou, pediu ou agradeceu uma bênção do Pai, especialmente num momento de angústia ou de tribulação. Mas também, sabemos da imensa dificuldade que a maioria tem em se dedicar a essa prática. Mesmo pastores, evangelistas ou missionários confessam essa dificuldade.

Parece que estamos tão presos à realidade, às circunstâncias, ao mundo virtual, atualmente, que se torna quase impossível parar e entrar em comunhão com o Eterno, nem que seja por poucos minutos. Não, não é por falta de tempo: basta computar as horas que passamos nas redes sociais ou diante da TV.

Então, que tal aplicarmos a regra dos 5 segundos ao nosso momento de oração?  Em vez de prometermos  “vou orar por você ou por esse problema”, começarmos a contar e nos dirigirmos logo Àquele que nos ouve e tem todo o poder para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos?

Vamos lá? 5,4,3,2,1…

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.