Lições

Motivação

Written by Zeneide

 

Li e achei interessante:

Uma criança brincando com blocos fica entretida por horas. Não espera recompensa nem tem medo de punição. Por quê?

Assim também, todos são capazes de se empolgar com alguma coisa dessa forma. São momentos em que  estamos totalmente presentes e tudo flui perfeitamente. Mas não é fácil isso acontecer, pois é mais frequente estarmos desmotivados, sem brilho.

Que é motivação?

O termo vem do latim  movere, que significa mover. É o impulso que nos move, que  leva à ação. Motivação básica dos seres humanos e animais: sobreviver (comer, beber, descansar, proteger-se dos perigos…)

Do livro de Daniel Pink,  Motivação 3.0 – os novos fatores que buscam tanto a realização pessoal como profissional:

Motivação 1.0 – satisfação das necessidades básicas do ser humano (preocupação principal de quem vive em condições de miséria, privação e conflito)

Motivação 2.0 – se já temos comida, abrigo, companhia, o que nos move? Aí entra a política das punições e recompensas – que norteia até hoje a maior parte das atividades que realizamos. Fez algo produtivo? – estrelinha no caderno caprichado no Colégio ou bônus no final do ano no emprego. Não atingiu os resultados esperados? – ficar de castigo, repetir o ano, trabalhar no feriado, ser demitido.

São motivações extrínsecas, isto é, externas a nós mesmos.

Motivação 3.0 – é a motivação interna ou intrínseca, aquela que parte de dentro. É o que você faria mesmo sem ganhar dinheiro para isso. Nessa atividade, o objetivo é a própria caminhada, não a chegada.

Para isso ocorrer, claro que é preciso estar em dia com as motivações básicas: salário justo, descanso, estabilidade.

De acordo com Pink, essa motivação tem três características: independência (autonomia – pode-se escolher a forma de executar a tarefa), o domínio (realizar tarefas para as quais se tenha a habilidade necessária e das quais se goste) e o propósito (sentir que o trabalho que fazemos serve para algo mais do que simplesmente pagar as contas).

Entretanto, fazer o que gostamos não significa se divertir o tempo todo; há desafios e dificuldades a vencer. A busca deve ser pela atenção focada, pelo brilho nos olhos. Como os de uma criança empilhando blocos.

 

(Resumo e um pouco de transcrição do artigo Ando meio desmotivado, de Jeanne Callegari, na revista “Vida Simples”, de maio/2012)

 

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

2 Comments

  • Como está faltando para o ser humano “motivação” para o bem, para o mal, para o mundo presente, tudo concorre, agora … motivação para ser fazer o bem e viver de acordo com a vontade de Deus, não quero é muito compromisso. Dizem os que não O conhecem. Feliz final de semana. Rev. Saul

    • Obrigada pelo comentário! Feliz final de semana também e que Deus seja nossa motivação sempre.