Lições

O mundo consertado

Written by Zeneide

Um renomado cientista estava muito preocupado com os problemas do mundo, principalmente com o tal aquecimento global, com a ameaça de falta da água potável, o aumento no buraco da camada de ozônio, a devastação das florestas, furacões, enchentes e se propôs a encontrar soluções que pudessem amenizar a situação da raça humana.

Um dia, seu filho de sete anos entrou em seu santuário de trabalho, disposto a ajudá-lo nas soluções dos problemas. O cientista a princípio ficou nervoso com a brusca interrupção, tentou fazer com que ele fosse brincar em outro lugar, mas vendo que não tinha jeito, procurou alguma coisa que lhe servisse de passatempo e o distraísse enquanto ele continuaria a trabalhar. Procurou, procurou e acabou achando uma figura do globo terrestre numa revista e teve uma ideia (coisa própria de cientista). Pegou a tesoura e cortou o desenho em vários pedaços pequenos, juntou com o rolo de fita adesiva e perguntou ao filho:
– “Você gosta de quebra-cabeças? Será que é capaz de montar um bem difícil? Se for, então eu vou lhe dar o globo terrestre para consertar e montar, mas você terá que fazer isto sem ajuda, ok?” –  pensando que seu filho ou levaria o mês todo para montar o quebra-cabeças ou desistiria e iria brincar em outro lugar…
Que engano!!! Poucas horas se passaram e ouviu a voz eufórica de garoto:

– “Pai, pai, eu consegui, consertei tudo, consegui terminar!!!”

O pai continuou seu trabalho, pois achou que era brincadeira, afinal ele só tinha sete anos e ele havia cortado em muitos pedacinhos aquela figura, de maneira que era impossível o menino ter conseguido em pouco tempo. Mas ele persistia:

– “Pai, papai, você não vem ver? Já acabei”

O cientista, vencido pelo cansaço, olhou  para o garoto e quase morreu de susto ao ver o globo montado certinho, peça por peça.  Perguntou-lhe:

– “Você não sabia como era o mundo, meu filho, como conseguiu montar tudo em pouco tempo e sem ajuda?”

– “Pai, eu não sabia como era o mundo, mas vendo você tirar a página da revista para cortar, vi que no outro lado havia a figura de um homem. Não tentei montar o globo, porque não sabia como era, tentei consertar a figura do homem e quando consegui, foi só virar de lado e o mundo estava consertado!!!”

www.cristoamado.com/prd/perolas_diarias_

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.