Cotidiano Lições

Reconhecer é necessário

Written by Zeneide

Estamos sempre aprendendo, sem dúvida. Entretanto, distraídos ou um tanto alienados, nem sempre percebemos a importância dessa aprendizagem e muito menos valorizamos quem nos ensinou. E, para completar, nem pensamos em agradecer!

Todas as vezes em que coloco roupas no varal, lembro-me da dona Helena, minha vizinha que pendurava em cabides muitas camisetas e jalecos brancos dos filhos, estudantes de Medicina e Odontologia. Era bonito ver, pela minha janela, aquela brancura se movendo suavemente ao ritmo do vento. Aprendi com ela a colocar roupas em cabides para secar: uma beleza, principalmente por não amassarem…

Da mesma forma, nos lembramos das pessoas que nos ensinaram determinadas receitas, dicas culinárias ou mesmo profissionais. E isso acontece em muitas áreas das nossas atividades. Dizem que envelhecemos à medida em que deixamos de aprender e também é bom lembrar do quanto aprendemos com nossos próprios erros.

Pensei nisso tudo quando li o versículo “Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor…” (Oseias 6:3) ao qual associei outro: “ Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” (Provérbios 3:6) . Entre tantos conhecimentos que a tecnologia permite e nos disponibiliza, nenhum deles será tão útil como esse, de conhecer o Senhor, por meio da sua Palavra. E conhecer o Senhor nos possibilita o autoconhecimento, extremamente importante e necessário.

O prefixo “re“, como sabemos, indica repetição, como em reler, rever, repartir.. e também em reconhecer. Portanto, quando somos incentivados a reconhecer o Senhor, é como fosse um lembrete do seu favorecimento e um convite para prestarmos atenção nas bênçãos que ele distribui generosamente a cada manhã.  No caso, é conhecer de novo, conhecer mais para ter a certeza da sua companhia e a segurança que essa certeza nos oferece, acrescida da promessa de endireitar nossas veredas.

Como não sentir gratidão por tantas dádivas e tantos livramentos ?

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.