Cotidiano

Renascer

Written by Zeneide

 

 

 

Minha nora Natália presenteou-me com uma mudinha de ipê amarelo. Feliz, plantei-a num vaso e, logo que começou a crescer, transferi-a para o chão. Enchi-a de mimos: adubo orgânico, esterco, regas constantes, uma boa estaca …  Acompanhei o surgimento de cada nova folha com muita alegria.

Quando faleceu o escritor e educador Rubem Alves, o grande apreciador de ipês amarelos, pensei que minha arvorezinha iria me fazer relembrá-lo sempre. Mas, um belo dia, levei um susto: vi apenas um caulezinho pelado, muito sem graça, no lugar da minha planta de estimação! As formigas haviam acabado com minha esperança.

Diante da frustração, nem sempre há algo a ser feito. Continuei com meus cuidados, fazendo ameaças sinistras às devoradoras noturnas. E eis que, depois de três semanas, quando chegamos de viagem, vi que o caule estava cheio de novos brotos e as folhas verdinhas já se balançavam ao ritmo da brisa matutina. Meu ipê renasceu! Agora, novas esperanças… Já posso visualizá-lo daqui a algum tempo, todo dourado, um clarão de luz irradiando a glória do Criador.

Assim também acontece em determinadas circunstâncias da vida. Quando as coisas transcorrem bem, do nada pode surgir uma reviravolta e tudo parece murchar, perder o viço, morrer, enfim. Ficamos sem entender a causa e sem condições de prever consequências. Dor, tristeza, inconformismo! Que fazer? Nessas circunstâncias, não conheço outro jeito a não ser o de recorrer Àquele que detém todo o poder e ouve o clamor dos que buscam seu auxílio. Ele atende, acolhe, dá forças, ensina, orienta…

Impressiona-me a frase de Cecília Meireles:”Aprendi com as primaveras a deixar-me cortar e a voltar sempre inteira” . E quem crê tem muito mais a aprender com Aquele que criou as primaveras, não é mesmo? Que Deus nos ajude a renascer, sempre! Amém!

 

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

2 Comments

  • Oi, Zeneide,

    Mais um presente para nos! Como é importante entender os momentos de poda, de dor, de tristeza… Sempre nos sentimos renovados, pois ficamos mais fortes… E isso só pode acontecer porque o Criador nos ama acima de tudo! Abraços,
    Marlene

    • Realmente, o Senhor nos renova e faz renascer nossa esperança.Isso é bênção! Abraço também.