Cotidiano

Não precisa ir à Bahia

Written by Zeneide

 

 

Também achei estranha a frase quando a li isoladamente num desses anúncios colados em postes. Entendi quando vi que se tratava de “trabalhos para fazer e desfazer relacionamentos amorosos“. O anunciante garantia 100% de satisfação e terminava com a frase “Não precisa ir à Bahia”.

Tenho visto propagandas de viagens a lugares considerados sagrados, algumas, inclusive, organizadas por líderes religiosos. Uma pessoa chegou a me pedir dinheiro emprestado para contribuir para a viagem de alguém, de certa seita, com a promessa de que o “turista” orasse por ela lá em Jerusalém. Não emprestei e expliquei o porquê.

Enquanto alguns se endividam e se esforçam para esses deslocamentos, a pessoa do anúncio a que me referi no início promete comodidade: não precisa viajar para conseguir os benefícios do tal trabalho!

Natural que todos passem por momentos conturbados na família, na empresa, nos negócios, nos relacionamentos em geral. Problemas chegam de todos os lados e, muitas vezes, vem a vontade de sumir, de se refugiar num lugar bem distante, como se esses problemas não pegassem carona…

Entretanto, se a convicção de que o nosso não é um Deus de longe, mas “está perto de todos os que o invocam”, podemos afirmar, crendo, que realmente, não precisamos ir à Bahia ou a qualquer outro lugar para buscar ajuda. Basta invocá-lo em espírito e em verdade, onde estivermos.

Nada contra viagens. Há muito o que ver na Bahia, assim como outras regiões brasileiras oferecem atrativos sem par. Visitar Israel, então, deve ser fantástico, especialmente pela oportunidade de conhecer lugares já tão visitados pela imaginação, por meio das leituras bíblicas.

Bom mesmo é saber que “… desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera” (Isaías 64:4) e, portanto, não há necessidade de encomendar nenhum trabalho desse tipo, seja onde for.

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.