Cotidiano

Tesouro

Written by Zeneide

 

 

A palavra tesouro faz lembrar velhas histórias e filmes sobre pirataria, envolvendo mapas, geralmente ocultos e roubados, além de riquezas fabulosas escondidas em baús enterrados, em cavernas, em ilhas ou em tantos outros lugares que a imaginação possa sugerir.

Quem já não sonhou encontrar um tesouro no quintal de uma velha casa abandonada? Ou entre as pedras da beira de um rio? Ou, talvez, no sorteio semanal das várias loterias?

Neste momento político que atravessamos, quando nos enojamos com tanto descaramento, tanta roubalheira, tanto desvio do dinheiro público, é irônico ouvir falar de tesouro nacional, em erário público. Pois é, quantos conseguiram enriquecer sem esforço, apropriando-se daquilo que o povo trabalhador paga como imposto?  Muito revoltante!

Prefiro me reportar ao conselho de Jesus Cristo no Sermão da Montanha: “ Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque, onde estiver o teu tesouro, aí também estará o teu coração  (Mateus 6: 19-21)

Claro que precisamos ser remunerados (e bem!), mesmo os que estão inativos, como eu. Entretanto, o consumismo desenfreado só beneficia os donos do comércio. No meu modo de ver, evitar desperdício, pesquisar preços e comprar mais barato é prova de inteligência. Não vai tornar ninguém rico, mas sempre haverá uma reserva para a hora da necessidade. E também para ajudar alguém que esteja passando privações.

Lembro-me de que, na minha infância, ouvia a tia Terezinha beijar seu lindo bebê, chamando-o de “meu tesouro”. Realmente, percebia-se que aquela exclamação era autêntica, pois o amor reluzia em seus olhos e no seu sorriso. Nada a ver com a dona Florinda e o Quico, que nem era nascido… Foi a primeira manifestação explícita de amor materno que presenciei .E me encantou tanto que ainda a relembro, muitas décadas depois.

Saibamos valorizar o que realmente importa e submeter nossos sonhos à aprovação de Deus, onipotente. Que isso seja o verdadeiro tesouro que preencha o nosso coração e nos impulsione na caminhada da fé.

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.