Cotidiano

Os cegos e o elefante

Written by Zeneide

 

Do folclore hindu:

“Certa vez, m rei reuniu alguns homens cegos ao redor de um elefante e perguntou o que lhes parecia ser.

O primeiro deles apalpou a presa e disse que o elefante se parecia com uma gigantesca cenoura; outro, tocando-lhe a orelha, disse que se parecia como um enorme leque; outro, apalpando-lhe a tromba, concluiu que o elefante se parecia com uma cobra; outro, tocando-lhe a perna, disse que se parecia com um pilão; outro ainda, agarrando-lhe a cauda, disse que o elefante era semelhante a uma corda.

Nenhum deles foi capaz de descrever ao rei a forma real do elefante.”

…………………………………………………………………….

Paulo, no seu belíssimo texto sobre o amor, faz no final a seguinte afirmação “Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.”   (I Cor, 13:12)                                                      

Conhecer a si mesmo já é difícil e ninguém pode conhecer totalmente outra pessoa, por maior que tenha sido o tempo de convivência com ela. Já pretender o conhecimento de Deus parece ser tarefa impossível, pois nossa visão é pequena demais diante da sua grandiosidade. Mas, esse “então” do apóstolo faz toda a diferença, pois acena com a possibilidade futura.

Por enquanto, o que nos resta é nos esforçar para não apenas ver pessoas, coisas e fatos, mas enxergá-los. Qual é a diferença? Enxergar é ver com atenção, e vai além do aspecto físico, pois envolve a percepção, a intuição daquilo que acontece com o outro, a empatia. Nesse sentido, até o cego pode enxergar. Porém, a atenção deve ser integral, para não se correr o risco de formar uma ideia fragmentada, como na história do elefante.

  1. Entretanto, a boa notícia é que, mesmo não podendo conhecer Deus, podemos, sim, ter intimidade com ele, de acordo com o salmista “A intimidade do Senhor é para aqueles que o temem, aos quais Ele dará a conhecer  sua aliança.”  (Salmo 25:14)

  E existe algo melhor que ser amigo íntimo de Deus?

 

 

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.