Cotidiano

Holofotes

Written by Zeneide

 

Holofote – palavra imponente que sugere destaque, brilho, ofuscamento.

Desde o século XIX utilizado na guerra, tanto para a defesa como para desembarque em ataques noturnos, é imprescindível hoje na cenografia e iluminação de eventos. Recursos tecnológicos modernos fazem dele uma ferramenta importante para a valorização de shows e espetáculos diversos, quando manejados com técnica e criatividade.

Quem está sob os holofotes naturalmente tem um recado a passar, algo a expor, talento a mostrar. Deve estar preparado física, profissional e emocionalmente para enfrentar o público exigente, quase sempre.

Quantos se empenham e se dedicam para se posicionar como destaque, para aparecer, enfim, não importando qual seja o cenário, a circunstância, a companhia! Comportam-se como se estivessem num palco, mesmo se a plateia for reduzida. Falam alto, discursam, distribuem sorrisos e frases feitas a torto e a direito. Nasci para brilhar – parece ser seu slogan. Ao mesmo tempo correm o risco de ter sua privacidade invadida, como acontece com celebridades que não podem nem tomar um sorvete sem ser fotografadas ou filmadas…

Entretanto, aquele que se declarou luz do mundo chegou sob o brilho das estrelas na noite fria de Belém. Cresceu como carpinteiro e desenvolveu seu ministério ensinando, curando, ajudando. Tinha brilho próprio, produzido pela sua incomparável humildade. Por isso tantos o seguiram. Destacou-se pela profundidade das suas lições, pelo amor que emanava dele mesmo.

Não precisa de holofotes aquele que recomendou: “Assim brilhe  a vossa luz diante dos homens para que eles vejam suas boas obras e glorifiquem vosso pai que está nos céus”. Sim, nós é que devemos ser holofotes. Nossa vida precisa refletir a luz de Cristo. Não a aparência, o vestuário, a ostentação, mas as ternas misericórdias com que acolhemos nosso próximo.

E não nos esqueçamos de que as únicas marcas de ostentação de Jesus foram uma toalha e uma bacia para lavar os pés dos discípulos, num exemplo vivo para os que desejam imitá-lo.

Que na atualidade, quando muitos se colocam sob os holofotes das redes sociais, exibindo beleza, riqueza e falsas virtudes, nossa preocupação seja a de refletir o brilho daquele que, realmente, é a luz do mundo!

 

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

1 Comment